Oi e Huawei lançam tecnologia FTTR
Redação, Infra News Telecom
A Oi lançou uma tecnologia de fibra óptica inédita na América Latina, desenvolvida pela Huawei. Trata-se do FTTR – fiber to the room, uma solução capaz de distribuir fibra óptica nos diversos ambientes de uma residência ou empresa, sem necessidade de realização de obra e sem interferir na decoração dos locais.
De acordo com a operadora, a tecnologia garante uma nova dimensão em conexão, permitindo aplicações como videoconferências, vídeo 8K, realidade virtual, transmissões ao vivo e HD multicanal, além de casa inteligente e outras soluções de IoT – Internet das coisas, com mais eficiência e melhor entrega da conexão por fibra em todos os cantos das casas ou das empresas. A novidade, denominada “Oi Fibra X”, vem complementar o portfólio de serviços de fibra da Oi, atendendo a uma demanda cada vez maior dos usuários por serviços digitais e que desejam conexão estável e de altíssima velocidade.
“A Oi tem como objetivo se tornar líder em conexões por fibra óptica e serviços digitais no Brasil e para isso vai lançar no mercado produtos inovadores que garantam a melhor experiência dos clientes em suas residências e empresas. O pioneirismo no lançamento do FTTR na América Latina faz parte dessa estratégia”, diz o CEO da Oi, Rodrigo Abreu.
“Mesmo com a melhor conexão em fibra óptica, com altíssima velocidade e estabilidade, temos percebido que muitas vezes o cliente não fica totalmente satisfeito devido a uma limitação da cobertura Wi-Fi dentro da casa. O sinal bate nas paredes e não chega na mesma intensidade em todos os cômodos. Quando o cliente instala um Wi-Fi mais potente para tentar resolver esse problema, também pode começar a interferir com o Wi-Fi dos vizinhos. Com o FTTR, isso é resolvido, pois levamos a fibra para todos os locais necessários e o cliente tem a melhor Internet em todos os cantinhos da casa ou do seu negócio”, acrescenta Roberto Guenzburger, diretor de consumidor e empresarial da Oi.
Para Ricardo Drumond Andrade, diretor de tecnologia e operações da Oi, o maior desafio para cabear com fibra a casa do cliente é a necessidade de usar a tubulação interna existente. “Muitas vezes, os dutos estão obstruídos ou demandam obras, pois estão atrás de móveis ou é necessário perfurar paredes. Sabemos que isso é um grande transtorno para o cliente, por conta de sujeira e pela possibilidade de danificar algo. Com o FTTR, podemos cabear muito rapidamente uma casa ou um apartamento grande de forma limpa e eficiente, pois a fibra é instalada por fora da parede aplicada por meio de uma ferramenta específica para essa finalidade.”
Andrade ainda explica que a instalação do FTTR resolve os problemas de obstrução na casa do cliente, pois além da utilização da estrutura de dutos existente, de uma forma simples e fácil, a solução utiliza um cabo micro-óptico transparente, por fora da parede, praticamente invisível, sem interferir na arquitetura ou decoração do ambiente.
Inicialmente, a “Oi Fibra X” está disponível em Blumenau, SC, como um projeto piloto. Segundo a operadora, a solução será lançada, gradativamente, em outras cidades onde a companhia disponibiliza seu produto de Internet por fibra óptica (Oi Fibra).