Operadora do Uruguai lança rede 5G
Redação, Infra News Telecom
A Antel, operadora estatal do Uruguai, implantou a primeira rede comercial 5G da América Latina, usando a faixa de frequência de 28 GHz. As estações radiobase, instaladas na região de Barra de Manantiales, no Departamento de Maldonado, estão prontas para oferecer os serviços e já foram usadas para demonstrar baixas latências e altas velocidades com uma aplicação esportiva com realidade virtual.
A responsável pela infraestrutura foi a Nokia, que forneceu a rede de rádios e de transporte óptico, além de suporte de serviços. As duas empresas têm uma longa parceria no fornecimento de serviços móveis, IP e ópticos para o mercado uruguaio e vão continuar a trabalhar em conjunto para entregar a implementação comercial completa da rede 5G em todo o país. “Temos um forte compromisso para fortalecer os setores industrial e de entretenimento e no desenvolvimento de aplicativos. Este grande passo em direção ao 5G, com o apoio da Nokia, aprimora o nosso ecossistema tecnológico”, comenta Andrés Tolosa, presidente da Antel.
A Antel fornece conectividade à Internet para 78% das residências do país. Mais de 68% de seus assinantes são atendidos por conexões de fibra óptica. A operadora é dona do cabo óptico submarino de fibra Monet, que conecta o país aos EUA. Essa infraestrutura, em conjunto com o seu novo data center Tier III, estrategicamente posicionado entre a Argentina e o Brasil, permite à empresa se posicionar como uma provedora regional de serviços de conectividade e de nuvem.