Operadoras da América Latina aceleram planos de transformação digital
Redação, Infra News Telecom
Mais de sete em cada 10 operadoras de telecomunicações na América Latina já desenvolveram um plano viável para digitalização de seus canais de vendas, mas quase 60% ainda dependem de interações e compras físicas. É o que revela um relatório do Technology Innovation Council, encomendado pelos especialistas em tecnologia móvel da Upstream, empresa de segurança digital.
Denominado “The Road to Digital”, o estudo mostra que, apesar de estar atrasada no processo de digitalização, a região da América Latina ficou à frente da Europa e atrás apenas da Ásia-Pacífico no estabelecimento de um plano viável de transformação digital.
Ainda de acordo com a pesquisa, apesar da demanda sem precedentes de serviços digitais nos últimos 12 meses, seis em cada 10 operadoras de telecomunicações na América Latina têm uma dependência das vendas físicas de mais de 80%. Isso representa uma enorme perda de oportunidade, já que operadoras de todo o mundo, especialmente na Europa e Ásia-Pacífico, aproveitam plenamente a digitalização da interação, automação e autosserviço dos clientes.
Segundo o estudo, 100% das empresas entrevistadas na América Latina disseram que o custo era o motivo principal de não implementarem seus planos de inovação digital. O relatório ainda analisou os recursos tecnológicos das operadoras pelo mundo e os avaliou em relação a seus planos de digitalização. As operadoras latino-americanas têm reservas quanto à integração de novas tecnologias: 57% expressaram preocupação em relação à compatibilidade com sistemas e equipamentos mais antigos.
Para 57% das companhias da região os principais motivos para a digitalização são maior crescimento das receitas, redução de custos pela automação e melhoria radical na experiência dos clientes. Quando questionadas sobre como usariam os dados reunidos pela digitalização dos seus processos de vendas, 57% das empresas entrevistadas revelaram que tentariam obter novos clientes, e 71% disseram que começariam a fazer cross-selling e upselling. Outras estratégias baseadas em dados mencionadas foram a introdução de preços dinâmicos direcionados (29%), criação de modelos de retenção (43%) e possibilidade de atingir novamente (retargeting) clientes on-line (29%).