Os desafios dos profissionais de telecom e TI
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
As novas tecnologias estão transformando os planos de negócios e estratégias de investimentos das empresas. Nesse cenário, o mercado busca um novo perfil de profissionais de telecom e TI: mais dinâmico e multidisciplinar.
Exemplos reais dessa mudança são a virtualização e a computação em nuvem, que inseriram as redes no universo de serviços, onde o software é a base da arquitetura.
IoT – Internet das coisas, 5G, transformação digital e outras tecnologias também trilham caminho em direção ao software e plataformas de serviços, exigindo que os profissionais tenham cada vez mais conhecimentos sistêmicos e uma visão analítica sobre a atualização de cada aplicação nas diferentes verticais de negócios, além de experiências em TI, telecom e nuvem.
A matéria especial desta edição traz dicas valiosas de como os profissionais devem se preparar para dar conta desse novo modelo, onde as redes se integram com os sistemas de TI.
É preciso conhecer a fundo o ambiente de dados patrocinados, tanto do lado técnico como comercial. Entre as novas competências exigidas está a inovação, agilidade, conscientização da diversidade, comunicação, raciocínio analítico, negociação e conhecimento das diversas indústrias.
Outra característica muito requisitada é de pessoas que saibam desenvolver relacionamentos estratégicos e tenham habilidades para a relação interpessoal com as diferentes áreas de negócios.
Boa leitura!