Padtec, Trópico e Airspan Networks se unem para oferecer soluções de redes 5G
Redação, Infra News Telecom
Com o objetivo de desenvolver soluções para redes 5G, a Padtec, multinacional brasileira de sistemas de comunicações ópticas, anunciou a assinatura de um memorando de entendimento com a Trópico, fornecedora de produtos de TIC – tecnologia da informação e comunicação, com sede em Campinas, SP, e a Airspan Networks, provedor norte-americano de softwares e hardwares para redes 5G. A parceria prevê o fornecimento de soluções em diversas bandas de espectro, incluindo 700 MHz, além de 2,3, 3,5 e 26 GHz.
A proposta do acordo é fornecer soluções fim a fim, tanto para as operadoras de telecomunicações tradicionais, que já atuam no segmento móvel, como para os ISPs – provedores de serviços de Internet. Inicialmente, as empresas irão realizar um estudo de viabilidade técnica e econômica e produzir uma proposta de solução 5G.
“Na medida em que o 5G é implantado e o tráfego de dados sem fio transportado pela plataforma AirSpan RAN cresce na borda das redes de forma exponencial, torna-se cada vez mais crítica a necessidade de uma rede de transporte escalável e flexível. Essa colaboração estratégica irá acelerar a adoção de soluções 5G em redes públicas e privadas”, destaca Richard Vincent, vice-presidente de vendas para as Américas da Airspan.
“A corrida para a ativação do 5G no Brasil já começou. Estamos confiantes que a combinação do extenso portfólio de soluções para redes 4G e 5G da Airspan com a experiência da Trópico na área de redes sem fio completará nossa oferta de produtos para sistemas de alta capacidade de transmissão, permitindo entregar aos nossos clientes uma solução completa, eficiente e competitiva para redes 5G, no tempo que o mercado exige”, afirma Carlos Raimar, CEO da Padtec.
Segundo o CEO da Trópico, Paulo Cabestré, a parceria com a Padtec e a Airspan vai acelerar os planos da empresa de oferecer soluções de conectividade e aplicações para serviços 5G. “Acreditamos que essa colaboração vai ampliar nossos negócios e resultar em uma boa solução para redes 5G”, conclui o executivo.