Para atender novo modelo de trabalho, 66% das empresas brasileiras reformularam a infraestrutura de TI
Redação, Infra News Telecom
De acordo com um estudo global da Equinix, empresa mundial de infraestrutura digital, 66% das companhias brasileiras reformularam sua infraestrutura de TI para atender às novas exigências de trabalho remoto e híbrido, com aumento dos orçamentos em tecnologia para acelerar a transformação digital.
O levantamento ouviu 2,6 mil tomadores de decisão de TI em diversas organizações em 26 países das Américas, Ásia-Pacífico e EMEA, incluindo o Brasil.
Outra descoberta da pesquisa foi que 65% dos líderes digitais no Brasil acreditam que haverá mudanças no longo prazo em relação a onde e como as pessoas trabalham dentro de sua organização.
Transformação digital no futuro pós-pandemia
Segundo o estudo, 59% dos líderes digitais pesquisados no Brasil disseram ter acelerado os planos de transformação digital por causa da pandemia, enquanto 54% afirmaram que seus orçamentos foram ampliados para satisfazer o rápido crescimento das exigências digitais. Esses números são significativamente superiores às médias globais de 47% e 42%, respectivamente.
Houve também uma revisão das estratégias de TI para enfrentar os desafios emergentes da pandemia. Sete em cada dez entrevistados revisaram sua estratégia de TI como resultado da Covid-19, ao passo que 69% querem investir em tecnologia para serem mais ágeis no pós-pandemia.
Questionados sobre as prioridades para a estratégia digital de sua organização, 91% dos respondentes relataram que digitalizar sua infraestrutura de TI era uma prioridade máxima, e 68% veem a interconexão como um dos principais facilitadores da transformação digital.
Interconexão
Grande parte dos líderes de TI (81%) acredita que a interconexão os ajudará a navegar pelos desafios que enfrentam devido à Covid-19. No Brasil, 68% deles afirmaram que a interconexão é fundamental para a sobrevivência de sua organização, percentual acima da média global de 50%.
Para Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil, a transformação digital é um processo sem retorno, que ocorrerá em uma velocidade cada vez maior, impondo desafios frequentes às empresas. “A pesquisa mostra que os líderes no Brasil tiveram de acelerar os investimentos em infraestrutura digital acima da média global para manter os negócios funcionando. Estamos vendo esse processo na Equinix, mas também, como clientes, acompanhamos as mudanças que ocorrem em setores que vão de aplicativos de entrega de alimentos a telemedicina.”
O Global Interconnection Index Volume 4, um estudo de mercado publicado recentemente pela Equinix, prevê que a velocidade de interconexão global alcançará uma taxa de crescimento anual composta de 45% entre 2019 e 2023. A América Latina será a região com a maior taxa, chegando a 50%. A previsão é impulsionada pela transformação digital e, especificamente, pelas exigências das empresas que ampliam sua infraestrutura digital de locais centralizados para locais distribuídos geograficamente na edge.