Para Fujitsu inteligência artificial será essencial no ambiente de trabalho
Redação, Infra News Telecom
Uma pesquisa encomendada pela Fujitsu, empresa japonesa especializada em tecnologia da informação e da comunicação (TIC), revelou que a inteligência artificial (IA) será um dos principais fatores na transformação do ambiente de trabalho até 2025. O estudo, feito pela empresa de pesquisa independente Pierre Audoin Consultants (PAC), mostrou que muitas das práticas de trabalho, ferramentas de produtividade e ambientes físicos atuais podem desaparecer nos próximos oito anos.
O trabalho ainda ressalta que, embora muitas empresas já se esforcem para se adaptar ao estilo e preferências dos funcionários, elas devem se preparar para uma era em que os trabalhadores estão sempre conectados; o trabalho remoto (também conhecido como home office) e flexível são comuns; e os sistemas industriais tradicionais estão ultrapassados e devem ser reinventados.
A Fujitsu encomendou o estudo para explorar quais serão as estratégias eficazes para o ambiente de trabalho em 2025. O documento, denominado “Workplace 2025”, destacou as mudanças sociais, evolução tecnológica, impacto ambiental, características de negócios e transformações demográficas como os principais fatores remodeladores do futuro do ambiente de trabalho.
Um dos destaques do estudo é o aumento constante da adoção de IA pelas empresas. Os analistas da PAC preveem que o ritmo de mudança deve continuar a acelerar até 2025 e impactará todos os aspectos dos ambientes de trabalho futuros. A inteligência artificial já é capaz de conduzir um número de tarefas cada vez maior e começa a ter um impacto de longo alcance em quase todos os aspectos, desde o local de trabalho até como as pessoas vivem e trabalham.
Segundo Ramanan Ramakrishna, chefe de inovação em serviços e portfólio da Fujitsu EMEIA, quando combinadas com agentes virtuais, controle de voz e wearables, a tecnologia permite uma experiência mais imersiva e colaborativa: “Se as empresas desejam manter o ritmo e criar uma estrutura adaptada para o ambiente de trabalho no futuro, elas devem desenvolver uma visão criteriosa dos papéis e das habilidades que serão necessárias a médio e longo prazo. E, após isso, planejar e estabelecer de forma eficaz as bases para todos os processos, desde a implementação de espaço de escritório e infraestrutura, até o desenvolvimento das habilidades técnicas necessárias para construir e apoiar uma força de trabalho que será reformulada pela IA” completa.
O estudo prevê que as empresas enfrentarão um efeito transformador no local de trabalho, incentivado por mudanças demográficas, aumento da IA e desaparecimento do ambiente de escritório tradicional. De acordo com o diretor de pesquisa da PAC, Nick Mayes, a maioria das organizações já começou a estabelecer mudanças para o local de trabalho com a introdução de tecnologias, como assistentes virtuais digitais, por exemplo, enquanto a mudança para o ambiente de trabalho “digital” tem sido conduzida por líderes empresariais e de TI.