PC ou APC: Qual conector óptico devo usar?
Ronaldo Couto, Fundador da Primori
Na verdade, a pergunta deste título está incompleta, pois ela faz menção somente ao tipo do polimento do conector, esquecendo de mencionar o seu modelo. O correto seria SP/PC ou SC/APC.
Atualmente, o modelo conhecido como “SC” é o padrão atual das redes FTTx e também muito utilizado em conversores de mídia Ethernet 10/100/1000 em redes ponto a ponto.
O conector “SC” foi um desenvolvimento da operadora NTT japonesa e devido as suas características de baixas perdas, alta repetibilidade e facilidade de uso acabou sendo adotado por praticamente todos os fabricantes de equipamentos FTTH ao redor do mundo para equipar as suas OLTs, OLTs e ONUs.
A ORL – perda de retorno óptica será melhor discutido em outra oportunidade mas, por hora, vamos lembrar que uma ORL ruim pode interferir no laser de nosso sistema e degradar o desempenho do sistema como um todo.
Além disso, controlar a ORL do sistema é, particularmente, importante em sistemas de vídeo analógico (RFoG), onde são requeridos conectores com perda de retorno com pelo menos 60 dB para a garantia da qualidade do vídeo transmitido.
É neste contexto de perda de retorno óptica que o polimento do conector ganha especial atenção. Os conectores do tipo PC (polimento plano) possuem perda de retorno da ordem de 40 dB, enquanto nos conectores APC (polimento plano em ângulo) a perda é de cerca de 60 dB.
Desta forma, minha sugestão é que sempre a rede óptica seja construída com conectores APC. Isto não é obrigatório, mas deixa a rede pronta para os sistemas atuais e também para os futuros que possam requerem melhores ORL.
Mas atenção: quando comento rede, refiro-me ao conector do DIO da central até o conector do PTO na casa do cliente.
Lembre-se disso para não usar na OLT ou na ONT/ONU um conector diferente do especificado pelo fabricante do equipamento; pois isso gera uma perda de aproximadamente 3 dB logo na saída do equipamento em função da diferença do polimento dos conectores.
Ou seja, o conector que deve ser inserido na OLT ou ONT/ONU é definido pelo fabricante e não por você.
Na rede, conforme explicado acima, poderá ser SC/PC ou SC/APC. Lembrando que as redes FTTx para dados ou vídeo IP suportam bem conectores PC e que redes FTTx com vídeo analógico requerem conectores APC.
E agora, qual será a sua escolha?
Atua há 25 anos nos mercados de telecomunicações e de redes de fibras ópticas. É graduado em Engenharia de telecomunicações pelo Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações e MBA Executivo pelo Insper–SP. Foi executivo da AGC NetTest para projetos, implantação, operação e manutenção de redes de fibras ópticas. Atuou pela UL – Underwriters Laboratories e DQS Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen e na área de exportação para a América Latina pela Metrocable, fabricante de cabos ópticos. Em janeiro de 2020 fundou, em conjunto com Rogério Couto, a PROISP, uma empresa de consultoria e qualificação profissional que, além de trazer os conteúdos que fizeram seu sucesso, agrega agora módulos inéditos de treinamentos, como comunicação, finanças, DWDM, recursos humanos e suprimentos cobrindo todas as áreas fundamentais para a operação de uma empresa de Internet.