Pesquisa destaca oportunidades do 5G para operadoras móveis
Redação, Infra News Telecom
A Nokia anunciou uma nova pesquisa destacando o acesso 5G sem fio fixo (FWA) como o caso de uso de 5G mais desejável entre os consumidores em todo o mundo. O estudo, conduzido pela Parks Associates, pesquisou 3 mil pessoas no Reino Unido, EUA e Coréia do Sul e examinou a compreensão e a demanda dos consumidores por serviços 5G em seis casos de uso diferentes, incluindo veículos autônomos, vigilância por vídeo e tecnologias imersivas. A pesquisa confirma que há uma oportunidade para as operadoras de telefonia móvel competirem com os provedores de banda larga, oferecendo o FWA para residências e empresas.
Segundo a pesquisa, 76% dos entrevistados consideram a FWA como o caso de uso mais atraente no geral, com 66% afirmando que assinariam o 5G FWA se custasse o mesmo que seu serviço de banda larga atual e oferecesse o mesmo ou melhor desempenho. Atualmente, 41% dos entrevistados só tinham a opção de um único provedor de banda larga, com muitos ressentindo essa falta de escolha.
O estudo foi realizado antes da pandemia global da Covid-19, que levou o mundo a trabalhar e aprender em casa, no entanto, mesmo assim, os consumidores já queriam videochamadas de melhor qualidade; 90% dos entrevistados classificaram fluxos de vídeo ininterruptos de alta qualidade como um aspecto “muito valioso” do 5G, com 66% atribuindo a mesma classificação à captura e transmissão de vídeos e 69% à detecção e alertas de vídeos. Mais de um terço dos consumidores considerou as experiências de realidade virtual para o comércio remoto mesmo antes da crise da Covid-19.
O estudo indica ainda que 80% das pessoas que estão familiarizadas com 5G o acham atrativo, em comparação com 23% das pessoas que não estão familiarizadas. Além disso, mais de 50% dos proprietários de smartphones disseram que provavelmente trocariam de operadora se o provedor atual não oferecer 5G nos próximos 12 meses.
“O vídeo tem sido uma base de interação social e o 5G pode melhorar muito essa capacidade, enquanto o isolamento social e o trabalho remoto provavelmente aumentam o apelo para aplicações de experiência imersiva. A FWA é um caso atraente de uso antecipado para 5G, especialmente com instalação remota, mas os operadores devem tomar uma decisão informada sobre como investir nele e em qual localidade geográfica”, acrescenta Josh Aroner, vice-presidente de marketing para provedores de serviços de comunicação da Nokia.
Resultados adicionais da pesquisa
- Quase metade daqueles que trabalham remotamente indicam uma forte vontade de trocar de provedor para o serviço 5G e mais propensos a comprar um telefone 5G. Uma experiência de trabalho remoto muito expandida pode impulsionar os upgrades de planos e telefones.
- Quase dois terços dos usuários iniciais do 5G estão altamente satisfeitos com as velocidades que experimentam em redes 5G, em comparação com menos da metade dos usuários 4G.
- 45% dos consumidores acham os conceitos de carros conectados atrativos com recursos de navegação e segurança vistos como os mais valiosos, mas o número salta para 73% dos proprietários de veículos. E 53% dos proprietários de veículos disseram que estariam interessados em agrupar a conectividade de carros com um plano de dados 5G.
- Dois terços dos consumidores acham os serviços de Realidade Aumentada e Realidade Virtual habilitados para 5G atrativos e 56% se interessam por jogos em nuvem. O distanciamento físico obrigatório pode ser o ponto de inflexão para esses casos de uso.