Pesquisa revela impacto da Covid-19 no papel dos CIOs
Redação, Infra News Telecom
A Adobe realizou uma pesquisa, em parceria com a Fortune, com mais de 500 CIOs dos EUA e das regiões EMEA (Europa, Oriente Médio e África) e APAC (Ásia-Pacífico) para entender como a função do CIO tem evoluído.
Segundo o estudo, 90% dos CIOs dos EUA (75% na EMEA e 85% na APAC) dizem que se sentem pressionados para transformar digitalmente seus negócios. Com a distribuição da vacina em andamento, as empresas estão recorrendo aos CIOs para ajudar a moldar seus planos de retorno ao trabalho com a finalidade de garantir que os funcionários possam trabalhar de forma produtiva e segura em qualquer local.
“Apesar do enorme peso sobre nossos ombros, os CIOs estão enfrentando o desafio”, disse Cynthia Stoddard, vice-presidente sênior e CIO da Adobe. “Junto com outros líderes de negócios, abraçamos nossas responsabilidades como uma oportunidade para colaborar ainda mais e ter sucesso na nova realidade digital de hoje.”
O estudo aponta que pelo menos três quartos dos CIOs afirmam que sua função se expandiu, com aumentos das responsabilidades e que eles têm maior influência nas decisões de liderança dentro de sua organização.
Em outras palavras, os CIOs estão alimentando a jornada de experiência do cliente de sua empresa: 97% dizem que estão tão focados na experiência do cliente (CX) como antes da pandemia, se não mais, apesar de todas as novas responsabilidades em seus ombros.
Entre as muitas prioridades que os CIOs devem gerenciar agora, a segurança de dados e a privacidade estão em primeiro lugar. De acordo com a pesquisa, 71% dos CIOs baseados nos EUA apontaram segurança e privacidade como as áreas mais prováveis para aumento de investimento em 2021.
Experiência dos funcionários
Embora a experiência do cliente seja o foco principal dos CIOs, o novo ambiente de “trabalho de qualquer lugar” evoluiu as prioridades desses executivos para serem funcionários e depois clientes. Os CIOs estão aproveitando as práticas de gerenciamento da jornada do cliente externo e aplicando esses mesmos princípios internamente para aprimorar as experiências de seus próprios funcionários.
Hoje, 89% dos CIOs se veem como agentes de mudança que desempenham um papel na melhoria da cultura de sua organização. “Dada a correlação comprovada entre funcionários felizes, clientes satisfeitos e sucesso geral dos negócios, é mais crítico do que nunca que os CIOs priorizem quaisquer sistemas ou processos de negócios que melhorem a colaboração, a produtividade e a experiência geral dos funcionários”, conclui Stoddard.