PMEs faturam mais de R$ 1 bilhão no e-commerce no primeiro semestre de 2021
Redação, Infra News Telecom
De acordo com uma pesquisa da Nuvemshop, plataforma de vendas digitais, as pequenas e médias empresas brasileiras faturaram mais de R$ 1 bilhão com serviços de e-commerce no primeiro semestre deste ano.
O volume corresponde a mais do dobro (140%) do alcançado no mesmo período de 2020, cujo total faturado foi de aproximadamente R$ 428 milhões.
Segundo o estudo, os segmentos que mais faturaram com as vendas via e-commerce foram moda (R$ 342,8 milhões), saúde & beleza (R$ 85,8 milhões), acessórios (R$ 72,3 milhões), casa & jardim (R$ 42,2 milhões) e eletrônicos (R$ 27,7 milhões). São Paulo se manteve na liderança e foi o estado com maior receita de vendas online no país, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente.
Para o COO e co-fundador da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de departamento pessoal para PMEs, com a pandemia, tanto os pequenos e médios negócios quanto os consumidores se viram diante da necessidade de reinventar seus modelos de comércio e consumo, o que foi facilitado pelas plataformas de e-commerce. “Muitas pessoas compraram online pela primeira vez e gostaram muito da experiência, o que pode representar um novo hábito de consumo para uma parcela da população brasileira”, avalia.
Os resultados do levantamento são baseados no banco de dados da Nuvemshop, que conta com mais de 85 mil negócios cadastrados. As informações apontam que os pedidos na plataforma saltaram de 9,3 milhões no primeiro semestre de 2020 para mais de 20 milhões no mesmo período de 2021, o que representa um aumento de 121% em relação ao ano passado.