Pomodoro: Como manter o foco com esta técnica de gestão de tempo
Edgar Amorim, Analista comportamental e coach, da Amorim & Pimentel
Muitas vezes as pessoas têm dificuldade para concentrar energia numa tarefa. Na tentativa de terminar o mais breve possível, as pessoas ficam horas a fio em frente à tela do computador ou de documentos a serem analisados. Em geral, a mente acredita que o corpo é capaz de agir conforme o que se pensa – o que não deixa de ser verdade. Porém, o corpo precisa de descanso e isso muitas vezes é negligenciado, imaginando-se que bastar querer para o corpo responder.
Temos essa sensação, pois o corpo é bastante resiliente, demora a dar sinais de cansaço e existem situações em que acreditamos que é válido o esforço feito. Muitas vezes nos sentimos cansados e a produtividade cai muito, mas insistimos, acreditando que é possível finalizar a tarefa mais rápido se não pararmos nem para ir ao banheiro. Algumas vezes o corpo não aguenta e colapsa, aí a pessoa vai parar no hospital – é o corpo dizendo para a mente que não aguenta mais. É preciso administrar melhor o tempo para conseguir dar conta das tarefas e dar um tempo” para o corpo.
Existe muita gente falando e escrevendo sobre administração do tempo, mas há uma técnica relativamente simples e que se utiliza de uma terceira parte, já que é difícil uma mudança de hábito interior. Ela é conhecida como Técnica Pomodoro e foi criada por Francesco Cirillo, que tem uma empresa em Berlim.
Sua ideia básica é estabelecer períodos de trabalho intercalados com pequenos períodos de descanso. O nome desta técnica vem do temporizador utilizado na cozinha, que tem formato de tomate – “pomodoro” em italiano. O criador utilizava esse dispositivo para cronometrar 25 minutos – no final um alarme soava, indicando o fim de um “pomodoro” e o início do intervalo para descanso.
De acordo com o site do criador (https://francescocirillo.com), a técnica se resume aos seguintes passos:
- Selecione uma tarefa a ser efetuada.
- Ajuste um temporizador (o pomodoro) para 25 minutos.
- Trabalhe na tarefa até o temporizador soar o alarme;
- Quando o temporizador soar, marque um Ö num papel.
- Faça um breve intervalo (cerca de 5 minutos) – tome um café, respire fundo, medite, faça uma breve caminhada ou algo para relaxar (não relacionado ao trabalho).
- Retorne a outro “pomodoro” (período de 25 minutos) e ao final de quatro Ö Ö Ö Ö “pomodoros” faça uma pausa mais longa – cerca de 20 minutos ou até 30.
Esta técnica permite que o corpo e a mente descansem e se recuperem. O corpo responde com mais energia e foco nas tarefas. É muito saudável e a produtividade tende a aumentar.
Na Internet existem vários programas, Apps e até extensões para o Chrome que fazem a vez do temporizador “pomodoro”. É só instalar e começar a usar a técnica.
Depois me conte como foi a sua experiência.
Sucesso!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.