Por que migrar o PABX de sua empresa para a nuvem?
Os sistemas de PABX na nuvem ganham cada vez mais espaço nas empresas por diminuírem os custos e aumentarem a produtividade, com uma série de recursos automatizados. Dependendo do serviço contratado, a economia é de mais de 70%, se comparada com plataformas analógicas tradicionais.
Bruno Rodrigues, CEO da 55PBX
Nas últimas duas décadas presenciamos uma verdadeira revolução na maneira como nos comunicamos: da Internet ao e-mail, passando pela evolução das tecnologias de telefonia móvel que caminham para o 5G, a ascensão dos smartphones e os aplicativos de mensagens, como o WhatsApp ou Telegram. Com todas essas novidades, o telefone poderia ter ficado obsoleto, mas ele vem acompanhando esses avanços e continua com papel relevante na comunicação e nos negócios de empresas dos mais variados portes.
A telefonia tem se modificado e está cada vez mais moderna, com uras inteligentes, reconhecimento de voz e integração com sistemas para autoatendimento. Esse movimento nos permite afirmar que, seguindo o exemplo das fintechs, edutechs, foodtechs e tantos outros mercados que estão sendo impactados pelo digital, o segmento de telecomunicações também passa por transformações, cujo foco é melhorar a qualidade de serviços que utilizam a Internet para transmissão de voz e dados.
Para se ter uma ideia deste mercado, uma pesquisa global realizada pela Research and Markets apurou que os investimentos em tecnologia aplicada ao setor de telecomunicações irá saltar de US$ 46,6 milhões em 2018 para US$ 1 bilhão nos próximos cinco anos. Tal estimativa mostra que, apesar de as possibilidades de comunicação terem se diversificado substancialmente, aumentando e consolidando o conceito de omnichannel (todos os canais de atendimento), o uso do telefone diminuiu, mas ainda tem papel de destaque na retenção e fidelização de clientes.
Isso ocorre por fatores que incluem perfis diferentes de clientes, falta de conhecimento ou habilidade com novos canais, dificuldade em acessar uma boa rede de Internet e falta de energia. Enfim, quando todas as alternativas falham, é o telefone que segue firme e forte, resolvendo a nossa vida. Além disso, apesar de a diversificação de canais ter acarretado diminuição do uso do telefone, o percentual de usuários que recorre a este meio de contato ainda é considerável. Segundo o estudo Global Contact Center Survey 2017, da Deloitte, até 2019 cerca de 47% dos contatos com empresas ainda serão realizados por voz.
O índice de 47% de market share do telefone entre os canais de comunicação é garantido devido a duas tendências: o uso do inbound marketing, modelo de vendas em que o cliente pede para ser contatado e normalmente o telefone é o meio mais eficaz para esta comunicação; e a força do customer success/customer experience, que exige que a comunicação da empresa com o cliente seja realizada da melhor forma possível, sendo o telefone o canal mais efetivo para este fim, pois permite às empresas contatarem os clientes de forma rápida e direta.
Do ponto de vista técnico, a telefonia realmente brilha. Estou falando especificamente do sistema de PABX na nuvem. Hoje, é totalmente viável realizar uma configuração de URA – Unidade de Resposta Audível de atendimento automático, tendo menos gastos com agentes de atendimento na operação e aumentando a satisfação do cliente. Também é possível integrar a discadora automática com inteligência artificial e URA segura para aumentar as vendas. Todos esses procedimentos permitem mensurar os resultados com monitoramento em tempo real, por meio de ferramentas de mercado e uma gama de relatórios detalhados para orientar os gestores sobre tomadas de decisão.
Facilidade de instalação e contratação em tempo real
Além disso, o PABX na nuvem é mais fácil de instalar em comparação à versão analógica e não requer equipamento e pessoa especializada disponível para gerenciá-lo, o que significa, mais uma vez, economia na folha de pagamento. As empresas que optam pelo sistema, precisam providenciar apenas um computador e um headset, ou seja, a instalação é muito simples e requer pouco investimento em equipamento.
Outra vantagem do PABX na nuvem é a contratação em tempo real, ou seja, o serviço começa a funcionar imediatamente após a confirmação do pagamento, sendo possível contratar diversas linhas como 0800, 4003, DDDs locais e números internacionais. Geralmente, as operadoras comuns costumam trabalhar com prazos acima de sete dias, apenas para enviar o contrato. Para a instalação do serviço são necessários mais 45 até 60 dias.
Também podemos citar o fato de que os contratos podem ser renovados ou não em 30 dias, de acordo com avaliação do cliente, sem multas e com a mesma disponibilidade oferecida por grandes empresas, cujos contratos costumam ser de pelo menos 12 meses.
Em termos de suporte, o PABX na nuvem permite o atendimento a partir de qualquer lugar do mundo, enquanto o sistema analógico exige um técnico no local de instalação. Além disso, o sistema atende de bancos a pequenas empresas, como a pizzaria do exemplo, com o mesmo desempenho. Também é preciso frisar que suas tarifas são menores, o que permite democratizar o serviço. Para se ter uma ideia, o custo de um 0800 é superior a R$ 500 por mês no modelo analógico. Com o sistema na nuvem é possível ter o mesmo serviço por R$ 99 mensais, ou seja, uma redução de 75%.
Por fim, com funções automatizadas as empresas ganham produtividade e economizam: a URA dinâmica integra o PABX ao sistema CRM e, quando o cliente é atendido, todas as suas informações ficam disponíveis, o que melhora muito a qualidade do atendimento e ajuda na fidelização do cliente. Também é possível conectar ao sistema uma lista de contatos e ele faz as ligações automaticamente para o atendente, que não perde tempo vendo para quem ligou ou com quem falta falar. Com isso, o profissional pode se concentrar em prestar um bom atendimento.
Em resumo, o PABX na nuvem é fácil de conectar, instalar e escalonar, caso a demanda da empresa contratante aumente. Como benefícios, reter e fidelizar clientes fica muito mais simples e dinâmico, aumentando a rentabilidade das empresas e satisfação de seu público-alvo. E tudo isso tendo o telefone como principal aliado.