Preparando a sua empresa para a IoT
Embora todos os projetos de IoT – Internet das coisas sejam únicos, muitos dos mais bem-sucedidos compartilham características comuns e abordam a inovação de modo semelhante. O artigo explora os elementos principais para o sucesso da IoT.
Obter o retorno máximo da IoT exige visão, investimento e compromisso. Resumidamente, isso significa colocar a IoT como parte central de sua empresa. Defina os seus critérios de negócios, crie um orçamento separado e aloque os colaboradores qualificados com cuidado. Mais do que isso, seja ambicioso. As organizações com melhor ROI – retorno de investimento são as que optam por uma grande visão nos processos e transformação em relação aos ganhos adicionais. Assim é preciso se comprometer.
Todo programa de mudanças precisa de um grande destaque. Isso não é diferente para a IoT. Um defensor forte de nível C reunirá diferentes partes da organização para ampliar a transformação. No entanto, os destaques também são necessários em outros departamentos da empresa. O valor real de seu projeto IoT se baseia na capacidade de melhorar ou substituir os processos existentes. Isso somente pode acontecer se os seus colaboradores quiserem e puderem identificar e trabalhar em conjunto para fornecer novos e melhores métodos de trabalho. Claramente, uma cultura estabelecida de inovação ajudará. Se ela não existir, a IoT também pode ser um catalizador para a mudança cultural.
Segundo o estudo Barometer Vodafone IoT, de 2016, 63% das empresas que optam pela IoT têm um retorno significativo.
Seja aberto à tecnologia
Atualmente, poucos aspectos da tecnologia podem ser considerados separadamente – a IoT não é uma exceção. Ela passa por toda a organização e gera uma grande quantidade de dados, oferecendo novos níveis de insights que devem ser gerenciados, agregados e analisados antes de agir. No entanto, não se trata apenas de big data, sensores, redes, plataformas de nuvem e aplicativos, que complicam ainda mais o cenário já bastante complexo. Os melhores resultados são obtidos quando a empresa demonstra uma postura aberta em relação às tecnologias e as abordagens escolhidas.
Proteja a IoT desde o início
A segurança é o principal problema no início de uma jornada para a IoT. Normalmente, ela está relacionada ao desenvolvimento, enquanto as empresas passam pelo período de adoção. Particularmente, quando elas têm dispositivos, redes e servidores com os quais se preocupar.
Assim, ao iniciar um projeto de IoT, é fundamental ter segurança desde o início, entender os riscos potenciais e seguir políticas de produtos. Você não deve apenas focar na prevenção de acesso não autorizado aos dados e aos sistemas de IoT. É também necessário considerar como será a auditoria do acesso e do uso de dados em um cenário de análise.
Testes rigorosos devem fazer parte de sua rotina. Com a IoT representado vários riscos exclusivos é fundamental ter o suporte de um parceiro experiente.
Explore o valor do ecossistema
A IoT pode compartilhar muitas características dos programas de mudanças convencionais, mas não se trata da mesma coisa. Os programas de IoT são complexos, exclusivamente interconectados e abrangem várias áreas das empresas. Isso pode ser um desafio para as organizações estruturadas de modo convencional, muitas das quais não têm qualificações específicas para ter êxito (nunca precisaram dessas qualificações).
Recomendações para o sucesso do seu projeto
Depois de falarmos sobre os pontos básicos, é o momento de começar a planejar a sua transformação. Abaixo indicamos quatro recomendações para ajudar você a ter um bom começo:
- Analise atentamente a sua disposição para a IoT. Você tem estratégia, cultura e tecnologia adequadas para obter lucros? Mudar toda a jornada de uma empresa pode ser muito ambicioso, mas é possível estabelecer um comitê de coordenação ou centro de excelência para tentar influenciar e coordenar.
- Não pense apenas como você pode usar a IoT na sua empresa. Explore como ela pode transformar os processos relacionados aos clientes. E, desde as primeiras etapas, planeje como fará a proteção desses processos.
- Quando possível, use aplicativos horizontais bem desenvolvidos de IoT, como gerenciamento de inventário e de frota, e trabalhe com fornecedores especializados que entendam o seu setor e que possam garantir que as suas soluções sejam totalmente integradas.
- Busque suporte nível C ativamente e aceite as mudanças culturais, tecnológicas e do processo. Considere a IoT no contexto de outras grandes transformações tecnológicas, particularmente o big data. A IoT e a análise de dados estão lado a lado.
Conclusão
Como a IoT é considerada fundamental para o sucesso futuro das organizações e muitas devem e já estão implantando projetos dinâmicos, a questão sobre começar é fundamental. Serviços profissionais de IoT podem ajudar a acelerar a sua jornada, diminuindo as complexidades para definir as suas estratégias, reunindo os serviços, parceiros e produtos IoT corretos. Assim, é fundamental contar com parceiros especializados para garantir que a sua empresa aproveite as práticas recomendadas e metodologias para garantir um ROI máximo.