Prepare-se para a era da computação de alto desempenho
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
A computação de alto desempenho (HPC – High Performance Computing) vai mudar a maneira como as empresas lidam com seus dados e aplicações. Aliada à inteligência artificial, a tecnologia promete otimizar trabalhos e processos, facilitando a resolução de problemas e agilizando resultados.
Com um poder de processamento de informações extremamente rápido, a HPC permite a companhias de diferentes segmentos tomar decisões mais assertivas e inovadoras, saindo a frente da concorrência. A tecnologia ainda é capaz de tratar grandes volumes de dados, facilitando a execução de análises complexas com muito mais precisão e agilidade do que os sistemas de computação convencionais.
Segundo o IMARC Group, o mercado global de HPC deve alcançar uma receita de US$ 55,3 bilhões até 2028, com uma CAGR – taxa de crescimento anual composta de 5,3% entre 2023 e 2028. A rápida digitalização, a crescente demanda por soluções de computação de alto desempenho e as extensas atividades de P&D – pesquisa e desenvolvimento são alguns dos principais fatores que vão impulsionar o setor.
Num artigo publicado nesta edição, Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil, enfatiza que a própria inteligência artificial agora pode ser usada para melhorar os data centers de HPC. “A IA pode monitorar a integridade geral do sistema, inclusive a integridade do armazenamento, dos servidores e dos equipamentos de redes, garantindo a configuração correta e prevendo falhas nos equipamentos. As empresas também podem usar a IA para reduzir o consumo de energia e melhorar a eficiência, otimizando os sistemas de aquecimento e resfriamento”, diz.
Esta edição também aborda regulamentação das redes sociais, sistemas DWDM, EMC para produtos de telecomunicações e serviços de valor agregado para ISPs e carreira.
Boa leitura!
Simone Rodrigues é jornalista, com pós graduação em comunicação jornalística, além de especialização em mídias sociais. Tem 20 anos de vivência no mercado de infraestrutura e redes de telecomunicações. É fundadora da Infra News Telecom.