Propósito de vida: Ikigai
Edgar Amorim, facilitador DiSC e coach executivo, da Amorizar Pessoas
Qual é o seu propósito de vida? Essa é uma pergunta difícil de responder. Primeiro, porque não paramos para pensar sobre isso. Segundo, porque não damos a devida importância a esse tema. Afinal, o que é propósito de vida?
A cultura japonesa traz o conceito Ikigai, que traduz bem o significado de propósito de vida. Essa palavra une dois significados, “viver” (Iki) e “razão” (gai). Então Ikigai pode ser traduzido como “razão de viver” – ou, de outra forma, o motivo que faz você acordar todos os dias para superar os desafios da vida – o seu propósito de vida. Conhecer o seu propósito ativa sua força de vontade para superar obstáculos, motiva-o mesmo nos momentos de dificuldade. O Ikigai contribui para encontrar o seu propósito por meio de respostas a alguns aspectos da vida e ele pode ser representado pelo diagrama abaixo.
Ao refletir sobre cada um dos aspectos apresentados, você encontrará seu propósito na confluência dessas reflexões. Para ajudá-lo, responda às seguintes questões:
• O que você AMA fazer?
• Quais são os seus TALENTOS?
• O que você quer/gosta de fazer para melhorar o mundo ao seu redor? Essa é a CAUSA, ou CAUSAS, para a qual quer ajudar.
• O que você fará para viver o que ama, com seus talentos e suas causas?
O Ikigai permite criar um roteiro próprio para viver com propósito.
Para ajudá-lo ainda mais a encontrar seu propósito de vida, existe uma outra forma de reflexão que pode ser utilizada – e que também passa por responder à pergunta: Como você gostaria de ser lembrado ao fim da vida?
Essa resposta ajudará ainda mais a montar seu Ikigai e por fim descobrir seu propósito de vida, que será a razão para você acordar todos os dias e o combustível motivador para enfrentar as dificuldades da vida.
Quando você vai se sentar e refletir sobre o seu propósito de vida?
Sucesso!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.