Provedor de Internet e startup criam plataforma de streaming gratuita para diminuir tráfego de Internet
Redação, Infra News Telecom
O Grupo Vertentes, provedor de acesso à Internet, de Oliveira, interior de Minas Gerais, em parceria com a startup brasileira Clima ao Vivo, disponibilizou uma nova plataforma de streaming gratuita para transmissão de eventos sociais, como reuniões, missas e pronunciamentos municipais.
As empresas irão disponibilizar o código fonte da interface web gratuitamente a todos os provedores de Internet que operam regionalmente no Brasil. Cada empresa de telecomunicações local poderá ter a sua própria plataforma personalizada com os eventos das suas cidades. “Isto ajuda a manter o tráfego de streaming mais restrito a cada cidade, diminuindo o impacto do consumo de banda na Internet nacional, além de manter a essência local dos eventos em cada município”, diz Denilson Rocha, diretor de tecnologia e inovação do Grupo Vertentes.
A ideia surgiu quando o Grupo identificou uma questão adicional ao consumo gerado por aplicações já existentes no fluxo típico de conectividade de seus clientes: o crescimento de demandas que antes eram exclusivamente offline em suas cidades de atuação. “Muito se fala sobre o aumento do consumo devido ao home office e de aplicações de streaming OTT, e isto é um fato real. Porém, os cancelamentos de eventos sociais tipicamente offline trouxeram uma nova demanda para a rede. Vimos nas nossas cidades de operação uma busca imediata por transmissões ao vivo, normalmente via redes sociais. E isto pode ter um impacto realmente considerável na operação de pequenos provedores regionais”, diz Rocha.
“Missas e cultos, por exemplo, são transmitidas ao vivo há muitos anos na Internet. O fato é que agora cada igreja local tem buscado seus próprios meios para realizar a transmissão e não perder o relacionamento com seus fiéis. Fizemos um trabalho de acompanhamento em uma paróquia de nossa cidade, que possui menos de 42 mil habitantes. Em apenas uma única missa, transmitida em uma única mídia social, mais de 600 pessoas acompanharam ao vivo. Este tráfego local de fato não existia”, completa.
Segundo o diretor, com a plataforma os provedores de Internet poderão centralizar os eventos sociais e gerar um grande relacionamento de marca com toda a população, além de inverter o fluxo de dados em seus backbones de entrada. “Assim, os clientes terão o conteúdo localmente com melhor experiência, enquanto usuários externos buscam o conteúdo em seus servidores, consumindo upload do circuito que tem grande disponibilidade”.
Em uma primeira transmissão com divulgação controlada foram analisados os recursos de consumo de CPU, memória e IO do servidor de streaming. Em termos de tráfego, as cerca de 80 pessoas que acompanharam uma missa ao vivo geraram um fluxo médio de 70 Mbps. Grande parte deste fluxo foi entregue diretamente aos próprios clientes do provedor e, portanto, não consumiram recursos de download do backbone de entrada. Para todos os demais clientes externos o fluxo era servido como upload, onde há uma imensa sobra de recursos.
“Nosso primeiro insight veio com o intuito de criar algo rápido e fácil, gratuito para a população e para os organizadores destes eventos de grande importância para a comunidade. Sabemos que existem diversas formas de transmitir por meio de mídias sociais como Facebook ou Youtube, porém isso limita o público de cada evento a sua própria mídia social e dificulta o processo para os organizadores. Além disso, nem toda a população está presente em todas as mídias sociais, principalmente os idosos”, acrescenta Rocha.
A transmissão é feita de forma muito simples: o Grupo Vertente orienta sobre a instalação e configuração de um aplicativo gratuito de streaming, que enviará as imagens para os servidores do provedor. A partir daí as imagens ao vivo são transmitidas na Internet, além de serem gravadas e disponibilizadas para visualizações posteriores. Toda a solução tecnológica é oferecida gratuitamente. “Basta que o local do evento tenha uma boa conectividade à Internet, e que o responsável possua um bom smartphone para fazer a transmissão”, completa.
Outras aplicações da plataforma são transmissões ao vivo dos comunicados e determinações do governo municipal, reuniões estratégicas para a comunidade ou ainda reuniões das diretorias das escolas.
A solução teve como base a tecnologia desenvolvida pela Clima ao Vivo, que transmite gratuitamente as condições do tempo ao vivo em mais de 100 cidades do país, em sua maioria com provedores de acesso à Internet.
Nas cidades mineiras de Oliveira, Carmo da Mata e São Francisco de Paula, em que o Grupo Vertentes atua diretamente com rede própria de acesso à Internet, os primeiros eventos já estão disponíveis no site https://aovivo.grupovertentes.com.br.