Provedor de Internet enfrenta ataques DDoS com solução da Huge Networks
Redação, Infra News Telecom
A Neorede, provedor de acesso à Internet, de Florianópolis, SC, enfrentou momentos difíceis devido a ataques de DDoS, tentativas de negação de serviço, que direcionam uma quantidade de tráfego gigantesca para um servidor com o objetivo de sobrecarregá-lo e torná-lo indisponível. Para ajudar a resolver esse problema, a empresa contou com a ajuda da Huge Networks, especializada em segurança cibernética.
Aloisio Marcelino, fundador da Neorede, diz que a empresa já havia enfrentado incidentes do tipo nos 12 anos de atuação, mas eram eventos isolados e sem impacto significativo. “Nunca podíamos imaginar que pudesse ocorrer algo dessa maneira. Com os serviços saindo do ar, se não encontrássemos uma solução, nós íamos quebrar”.
O provedor já contava com algumas soluções de defesa, mas não foram suficientes. Com a plataforma da Huge Networks, que atua na mitigação de casos de negação de serviço com uma tecnologia própria e roteia o tráfego suspeito por diversos pontos de acesso ao redor do mundo para filtrar as requisições de acesso autênticas das “sujas”, a empresa consegui superar a crise.
Assim que o adversário esbarrou na camada de proteção da Huge, ele começou a diversificar a estratégia, com intenção de ultrapassar os sistemas de defesa. A princípio, o DDoS durava 10 minutos. Em seguida, vinha de origens variadas das plataformas de nuvem de grandes players. Então, os alvos passaram ser os IPs utilizados por serviços específicos pelos assinantes de Internet, como Netflix e IPTV. Se no começo as investidas eram volumosas ou complexas, passaram a ser os dois ao mesmo tempo, esbanjando conhecimento e recursos.
Em um ano ocorreram ataques de 112 Gbps de volume de tráfego. “Isso foi realizado por um agressor com bastante expertise e capaz de empregar técnicas sofisticadas, comuns para driblar sistemas de IDS/IPS e firewalls. Também observamos muita determinação, por durar meses com a mesma intensidade ou cada vez superior”, conta Erick Nascimento, CTO da Huge.
A solução adotada ajudou a melhorar a capacidade de proteção da Neorede, que desenvolveu novas técnicas e processos na mitigação de problemas. “Por termos uma plataforma própria, conseguimos personalizá-la com escalabilidade para resistir a qualquer estratégia utilizada, sem prejudicar a performance e usabilidade de serviços”, explica Nascimento.
A Neorede tem mais de 20 mil clientes espalhados por 15 municípios.