Provedor de telecom do Chile vai ativar primeira rede óptica desagregada da América Latina
Redação, Infra News Telecom
A Mundo Pacífico, provedor de telecomunicações com sede no Chile, vai implementar a HyperNET, uma rede óptica IP definida por software baseada no Cassini, um Switch Coherent desenvolvido no Telecom Infra Project .
Com a ativação do sistema, a rede da companhia vai interconectar várias cidades e vilarejos do Chile com troncos de 200 ou 400 Gbps para cobrir distâncias significativas sem a necessidade de recursos ópticos externos e amplificação, na maioria dos casos.
O HyperNet é um switch coerente desagregado e um transponder de pacote aberto projetado pela Edgecore Networks, que fornece comutação de alto desempenho junto com módulos ópticos coerentes de longo curso CFP2, de fornecedores como a Acacia Comunications.
O software de rede é baseado no OcNOS da IP Infusion, um sistema operacional para soluções de rede desagregadas whitebox e que permite a transição das redes tradicionais para as redes abertas.
A topologia da rede foi projetada pela equipe de arquitetura da Mundo Pacifico. A Whitestack forneceu uma integração ponta a ponta da comutação e da tecnologia óptica, além de uma camada de automação para serviços de provisionamento em tempo real.
Fundado em 2016, o Telecom Infra Project é uma comunidade de diversos membros que inclui centenas de empresas – de provedores de serviços e parceiros de tecnologia a integradores de sistemas e outras partes interessadas em conectividade. Seu objetivo é incentivar a adoção de padrões abertos de soluções de infraestrutura de telecomunicações para promover a conectividade global.