Prysmian lança cabo óptico de 576 fibras de olho nas redes 5G e FTTx
Redação, Infra News Telecom
De olho nas implantações de redes 5G e FTTx no país, o Grupo Prysmian anunciou um novo modelo de cabo óptico de sua família de produtos para microdutos “Sirocco Extreme”.
Até então disponível nas versões com 96 a 522 fibras em diâmetros totais, que vão de 4,5 a 7,5 milímetros, a linha “Sirocco Extreme” ganhou uma nova opção com capacidade de até 576 fibras ópticas com diâmetro de 8,2 mm, o que permite a instalação em dutos de 10 mm.
Isso significa que ainda mais fibras podem ser instaladas em dutos congestionados. Além disso, dutos menores podem ser usados para novas instalações. Como resultado, segundo a empresa, os custos de instalação podem ser reduzidos, menos matérias-primas serão necessárias e o impacto ambiental se torna menor.
Lançado em 2020, o portfólio “Sirocco Extreme” utiliza a fibra monomodo insensível à curvatura “BendBrightXS” 180 µm (ITU-T G.652.D, G.657.A2), também do Grupo Prysmian.
“Os cabos de fibra óptica insensíveis a curvaturas são uma parte crucial da mudança do mundo em direção à conectividade flexível e confiável”, acrescenta Ian Griffiths, diretor de P&D em telecomunicações do Grupo Prysmian. “Com a expressiva contagem de fibras em um diâmetro reduzido, nossos cabos para microduto tornam as instalações mais rápidas e econômicas”, finaliza o executivo.