Quais são os benefícios da IA e machine learning no setor de telecomunicações?
Prof.ª e Dra. Alessandra Montini
A inteligência artificial e o machine learning estão sendo usados em diversos setores, o que tem proporcionado vários benefícios. Nas empresas de telecomunicações essas duas tecnologias são indispensáveis, já que são companhias que recebem inúmeras demandas de clientes que podem ser facilmente resolvidas a partir da automação.
O investimento dedicado a este setor aumentou no último ano. De acordo com um levantamento realizado pelo SindiTelebrasil, o crescimento foi de 4,3% no segundo trimestre de 2020 quando comparado ao primeiro trimestre do ano, passando de R$ 6,9 bilhões para R$ 7,2 bilhões.
Os números mostram que cada vez mais tem aumentado a procura por serviços de telefonia fixa, móvel e link de dados. Logo, é importante que as empresas contem com tecnologias que possam gerenciar essa grande demanda.
A IA e o ML são duas soluções que estão influenciando consideravelmente o mundo ao nosso redor e facilitando a vida de todos. Já no mundo dos negócios, elas são duas funcionalidades mágicas que conseguem tornar qualquer produto ou serviço totalmente atraente.
Se você parar e pensar, tudo está sendo impulsionado por essas tecnologias. Desde atendimento ao cliente, reconhecimento de voz, automação de processos até carros autônomos.
De acordo com um estudo da TMR – Transparency Market Research, estima-se que o mercado global de inteligência artificial registrará um impressionante CAGR (taxa composta anual de crescimento) de 29% até 2030.
Os números sugerem que haverá uma grande revolução no ecossistema de telecomunicações com o uso de inteligência artificial e machine learning ainda nesta década. Afinal, o setor é o braço da conectividade e há diversas oportunidades para implantar novos serviços a partir de ferramentas de última geração.
A IDC prevê que 31,5% das organizações de telecomunicações estão concentrando-se principalmente na utilização da infraestrutura atual e 63,5% estão comprometendo investimentos em sistemas de IA.
Os benefícios são inúmeros
Acredita-se que o investimento em novas tecnologias, como IA e machine learning, nas empresas de telecomunicações poderá trazer inúmeros benefícios, como a detecção de anomalias, otimização de utilização de rede, além de auxiliar na tomada de decisões complexas. Vale destacar que a inteligência artificial permite ainda autoaprendizagem, autocorreção e também tomada de decisão autônoma.
Olhando para esse cenário, é possível observar que o potencial dessas tecnologias no setor é profundo, já que envolve também um melhor atendimento ao cliente e confiabilidade de rede.
Sem dúvida, investir em tecnologias como essas, em um setor que tem presença gigantesca no mercado global, será a chave para entender o comportamento dos clientes, suas necessidades e desejos. E melhor: tudo baseado em dados!
Diretora do LABDATA-FIA, apaixonada por dados e pela arte de lecionar, Alessandra Montini tem muito orgulho de ter criado na FIA cinco laboratórios para as aulas de Big Data e inteligência Artificial. Possui mais de 20 anos de trajetória nas áreas de Data Mining, Big Data, Inteligência Artificial e Analytics.
Cientista de dados com carreira realizada na Universidade de São Paulo, Alessandra é graduada e mestra em estatística aplicada pelo IME-USP e doutora pela FEA-USP. Com muita dedicação, a profissional chegou ao cargo de professora e pesquisadora na FEA-USP, e já ganhou mais de 30 prêmios de excelência acadêmica pela FEA-USP e mais de 30 prêmios de excelência acadêmica como professora dos cursos de MBA da FIA. Orienta alunos de mestrado e de doutorado na FEA-USP. Membro do Conselho Curador da FIA, é coordenadora de grupos de pesquisa no CNPq, parecerista da FAPESP e colunista de grandes portais de tecnologia.