Qual é o próximo passo da tecnologia automotiva?
Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil
Há muita coisa acontecendo no setor automotivo no momento e um dos destaques é a interseção dos setores de telecomunicações e automotivo. Muito disso foi demonstrado em eventos recentes, como a Autotech 2023, em Detroit, nos EUA, com as principais empresas de telecom abordando uma variedade de tópicos, muitos deles focados na experiência das pessoas e na conectividade nos carros.
A união entre telecomunicações e automóveis por mais segurança
As colisões são uma das principais causas de acidentes e lesões das pessoas nas ruas e rodovias, e a já existe tecnologia capaz de reduzir esse risco em até 90%. Uma parceria entre empresas dos dois setores rendeu uma solução de alerta para melhorar a proteção de motoristas, socorristas e outros profissionais de estrada. Essa iniciativa inovadora consiste em avisar os motoristas sobre o que está ocorrendo mais adiante, emitindo um alerta que aparece em sistemas multimídia no veículo ou em aplicativos de navegação, para que tenham tempo de reduzir a velocidade ou desviar de qualquer incidente.
O sistema de alerta faz parte do V2X (vehicle-to-everything), um conceito com a proposta de conectar o veículo com tudo ao redor, não apenas outros veículos, mas também bicicletas, pedestres, equipes de manutenção em estradas, no trânsito e assim por diante. Isso formará uma engrenagem de dados abrangente.
Isso significa que se, por exemplo, um ciclista estiver prestes a entrar em um cruzamento, em um ponto com difícil visão, um sensor poderia alertar os motoristas próximos, que teriam mais tempo para parar, evitando assim uma colisão potencialmente fatal. Já os ciclistas teriam acesso via smartphone ou algum pequeno dispositivo inteligente.
Potencializar a experiência
Outra tecnologia interessante recentemente apresentada é um protótipo de painel de controle de carro para otimizar a experiência de dirigir e, claro, a segurança. O protótipo inclui telas de visão lateral baseadas em câmera para que não seja necessário que o motorista vire a cabeça para verificar os espelhos.
Aliás, falando sobre experiência, é importante ressaltar recursos modernos sonoros, como alto-falantes incorporados diretamente nos assentos. É interessante porque, com isso, cada pessoa dentro do carro pode ter sua própria “zona” de som, sem incomodar os outros. Além da opção de atender a uma ligação da sua própria saída de som, sem a necessidade de interromper a música para outras pessoas.
Melhor ainda, eles demonstraram uma chamada telefônica no carro. O destinatário obtém uma experiência de som cristalina para a chamada, enquanto a pessoa no outro assento continua ouvindo sua música. Isso também proporciona privacidade ao autor da chamada, pois não é possível ouvir a chamada telefônica do outro assento.
Tecnologias ultrapassadas podem custar (muito) mais para os fabricantes
Os fabricantes de automóveis estão na vanguarda das novas tecnologias, mas o ritmo crescente de mudanças na computação trouxe um pouco mais de pressão para avançar ainda mais rápido com projetos. A concorrência nesta indústria é feroz e a inovação está acontecendo por toda parte.
Os fabricantes tradicionais geralmente enfrentam desafios técnicos, o que não surpreende, considerando que contam com departamentos de TI com tecnologias de 60 anos ou mais, desde a época dos mainframes da IBM.
De fato, um dos primeiros sistemas operacionais eficazes para a antiga série IBM 700 foi desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisas da General Motors e conhecido como GM-NAA I/O, mas projetos inovadores requerem tecnologias inovadoras e infraestrutura capaz de apoiar tudo isso.
Em uma indústria na qual o chão de fábrica é o coração e o prejuízo com o tempo de inatividade de uma linha de produção pode custar 1 milhão de dólares por minuto ou mais, é imprescindível garantir performance e capacidade de lidar com uma quantidade massiva de dados de forma rápida e inteligente.
Falando em custos, a engenharia financeira não pode ficar para trás. A receita recorrente por meio de modelos de assinatura também é um tópico importante no setor automotivo e a flexibilidade dos modelos de consumo baseados em assinatura ganham cada vez mais popularidade nesse mercado.
O futuro da indústria automotiva
Olhando adiante, vale ressaltar que dentro dos termos mais técnicos, a classificação de software será fundamental para o futuro dos fabricantes de automóveis – e de uma melhor experiências para os desenvolvedores e usuários – e a mudança para um modelo de desenvolvimento baseado em contêineres é essencial. O Kubernete ainda não é uma plataforma familiar para muitos departamentos de TI, mas é o método que oferece mais flexibilidade e velocidade de entrega de recursos, aumentando a produtividade.
Todos os dias vemos que muito vem sendo feito no setor automotivo para melhorar a experiência das pessoas, estejam nas ruas, estradas, nos carros ou projetando e montando esses carros. A tecnologia pode apoiar o conceito de veículos conectados, estradas seguras e cidades mais sustentáveis, mas, para que os grandes projetos deixem de ser apenas conceito, as grandes fabricantes estão contando com o apoio dessas parcerias com outras indústrias fundamentais, como a de telecomunicações, para fornecerem os melhores recursos e investirem em uma infraestrutura moderna capaz de lidar com toda essa inovação.
Paulo de Godoy tem 20 anos de experiência no mercado de TI, com foco em vendas de soluções para empresas de armazenamento, segurança, integração e interconectividade. O executivo ocupou cargos de liderança em empresas de destaque no setor tecnológico, como Hitachi, IBM e NetApp. Paulo iniciou as atividades na Pure Storage como gerente de vendas em 2014, e em 2016 assumiu a gerência geral da companhia no Brasil.