Quase metade dos brasileiros desistiram de compras on-line por problemas com pagamentos
Redação, Infra News Telecom
Quase a metade dos consumidores on-line (47%) no Brasil relataram desistir de uma compra durante o primeiro semestre deste ano devido a problemas com o processo de pagamento do comércio eletrônico, de acordo com uma nova pesquisa publicada pela fintech Zimpler.
A pesquisa mostrou que 78% das compras abandonadas devido a problemas de pagamento eram de valores menores, abaixo de R$ 300. As compras acima de R$ 1000 representaram apenas cerca de 5% do total da amostra, mas foram responsáveis por mais de 20% das perdas totais.
“Nosso estudo mostra que o custo de transações on-line frustradas foi de pelo menos R$ 1,3 bilhões – e potencialmente muito mais alto”, diz Johan Strand, CEO da Zimpler. Segundo dados da Nielsen IBit, a receita total do comércio eletrônico no Brasil atingiu R$ 118 bilhões nos primeiros seis meses deste ano, o que significa que as transações online abandonadas representaram 1,1% das vendas totais.
O custo real para os varejistas provavelmente será maior, já que os consumidores têm menos probabilidades de voltar aos sites de comércio eletrônico após uma má experiência. “Qualquer fricção nos sistemas de pagamentos on-line não só aumenta os custos dos varejistas de comércio eletrônico, mas também reduz as receitas”, acrescentou Strand.
A pesquisa foi realizada pela Toluna lnsights sondando uma amostra nacionalmente representativa de 513 adultos brasileiros, entre o 3 de novembro e o 4 de novembro de 2022. Uma discriminação completa das transações interrompidas por valor nacional e tamanho da compra está disponível mediante solicitação. A pesquisa perguntou: qual foi o valor da compra de que você desistiu esse ano devido a problemas de pagamento?