Reclamações sobre serviços de telecom caem 18% em agosto
Redação, Infra News Telecom
O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações segue em queda e caiu 18% em agosto deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados da Anatel. No mês de agosto de 2022 foram feitas 147.881 queixas de usuários de serviços de telecom, 32.370 a menos que as registradas em agosto do ano passado.
“As reclamações estão em queda de forma consistente há um ano e meio. Conseguimos manter as reduções mesmo diante do aumento do número de acessos e da ampliação da nossa base de clientes, com cada vez mais pessoas usando os serviços de telecomunicações”, diz o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Os dados mostram queda em todos os serviços, com destaque para a redução de 21,3% nas reclamações relacionadas a serviços de TV por assinatura, que passaram de 12.202 em agosto de 2021 para 9.601 em agosto de 2022. As reclamações dos usuários de telefonia móvel caíram 15,6% e dos usuários de telefonia móvel, 13,2%.
Sobre os assuntos, a maior queda ocorreu nas reclamações relacionadas à cobrança: 25%. Em seguida vieram as queixas sobre cancelamento de serviços, com redução de 24%.
A simplificação do processo de cobrança faz parte das medidas de autorregulação do setor. O normativo de cobrança trata da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como, por exemplo, a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.
Outra medida de autorregulação foi a criação da “Não Me Perturbe” (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.