Redes 5G com arquiteturas de baixa latência
Redação, Infra News Telecom
De acordo com o estudo “Novos serviços e aplicativos com comunicações ultra confiáveis e baixa latência com 5G”, publicado no portal Brecha Zero da 5G Americas, as redes 5G estão sendo construídas com uma arquitetura para a categoria de serviço URLLC – Ultra confiável e baixa latência de comunicação. A URLLC suportará uma série de serviços avançados em dispositivos conectados sensíveis à latência para habilitar aplicativos em um amplo espectro, como automação de fábrica, condução autônoma, Internet industrial e rede inteligente.
“As redes móveis e as indústrias verticais estão passando por uma importante transformação tecnológica, auxiliada por recursos críticos de comunicação em termos de baixa latência e alta confiabilidade, especialmente nos setores de assistência médica, automotivo, automação industrial, energia, saúde e entretenimento. Como as primeiras implementações comerciais da 5G se concentram em casos da banda larga móvel aprimorada, o futuro está se preparando para casos de uso que possam contar com confiabilidade ultra alta e características de baixa latência “, explicou José Otero, vice-presidente da 5G Américas para a América Latina e o Caribe.
O estudo detalha os princípios para alcançar a URLLC, explica a necessidade de uma nova abordagem e destaca os principais requisitos dos serviços da URLLC. Além disso, os próximos casos de uso de URLLC em transporte inteligente, automação de indústria, tele cirurgia, e os requisitos de latência e confiabilidade para essas aplicações são detalhados.
A baixa latência é crucial para garantir que os aplicativos sejam utilizáveis e interativos, tanto na comunicações de humano para humano e humano para máquina como de máquina para máquina. O relatório apresenta uma breve descrição dos aplicativos emergentes, desafios de design e possíveis abordagens no design de URLLC.
A 5G Americas, uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações, tem como missão apoiar e promover o desenvolvimento das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas.