Redes 5G: Novas ameaças e proteções de segurança
Redação, Infra News Telecom
A 5G Américas, associação setorial sobre 5G e LTE para as Américas, divulgou o relatório Elementos de Segurança para a Era 5G, que destaca os protocolos de segurança mais avançados que fazem parte da evolução da tecnologia e protegem contra ameaças emergentes em redes celulares sem fio.
O relatório explica as diferenças entre a tecnologia 5G sem fio e as gerações anteriores, lembrando que toda a arquitetura da rede celular sem fio foi redesenhada para aproveitar novos recursos, como SDN – redes definidas por software, NFV – virtualização de funções de rede e arquiteturas nativas de nuvem para escalabilidade. Estes elementos exigem encriptação e defesas adicionais em redes periféricas e protocolos mais sofisticados para atender às necessidades de fatiamento de redes (network slicing), computação distribuída multiacesso e uma rede de acesso via rádio desagregada (RAN – radio access network ).
“As redes 5G estão começando a tocar em todos os aspectos da vida humana – do trabalho até o entretenimento e atividades pessoais e sociais. Por esse motivo, a segurança é um aspecto central dessa tecnologia. A segurança é uma prioridade para as operadoras de redes móveis e seus fornecedores”, diz Chris Pearson, presidente da 5G Americas.
Outros aspectos analisados pelo documento são:
- As diferenças entre 5G e outras arquiteturas sem fio e as ameaças, vulnerabilidades e ataques.
- Segurança em redes 5G não-autônomas (non-standalone- NSA) e autônomas (standalone – SA).
- Outras considerações de segurança, examinando vários aspectos do software, virtualização, automação e orquestração das redes core e RAN.
- Segurança zero rrust e outras técnicas recomendadas para enfrentar ameaças.
- Ameaças tecnológicas ainda presentes na RAN e como poderiam ser resolvidas.
- Projetos detalhados da 3GPP para recursos de segurança 5G que envolvem confidencialidade, integridade, autenticação, privacidade e isolamento.
- Capacidades de fatiamento de rede que oferecem mais isolamento, privacidade e segurança em redes 5G.
- Protocolos de inteligência mais bem definidos para ameaças virtuais.
- SaaS – segurança-como-serviço usando uma arquitetura baseada em serviços.
- Como as operadoras de rede devem abordar as vulnerabilidades de interagir com sistemas 3G/4G, como um serviços de mensagens curtas 5G (SMS) por meio de NAS – non-access stratum e interoperabilidade com sistemas 3G/4G.
O relatório está disponível gratuitamente no link https://www.5gamericas.org/security-considerations-for-the-5g-era/.