Redes neutras são o caminho para o 5G
Simone Rodrigues, Editora da Infra News Telecom
É consenso entre especialistas que as redes neutras são parte importante da expansão dos serviços de telecom no país, em especial da tecnologia 5G. O modelo traz uma série de vantagens, principalmente, para os ISPs – provedores de serviços Internet, que não precisam ter seus próprios backbones, eliminando a necessidade de expertise em construção, operação e manutenção de uma rede FTTH.
Num artigo publicado nesta edição, Célio Mello, gerente de produtos da Eletronet, destaca ainda que “a utilização de redes neutras atende a quesitos de sustentabilidade, hoje previstas nas métricas de ESG – Environmental, Social and Governance, ao reduzir a sobreposição de infraestruturas de rede, otimizando investimentos e preservando o meio ambiente com a racionalização do uso do espaço.”
Segundo Carlos Eduardo Sedeh, vice-presidente executivo da Telcomp – Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitiva, as redes neutras já são realidade no Brasil. “As principais empresas do setor criaram joint-ventures voltadas para a oferta de serviços de aluguel de fibra ou de acesso. Ao alugar uma rede, provedores menores têm a oportunidade de expandir sua base de atendimento, com novos serviços e em cidades diferentes, sem precisar investir na criação de infraestrutura própria. Só utilizando essas redes das grandes teles, que já estão prontas”, diz.
Outros assuntos desta edição são data center, cibersegurança, telefonia na nuvem, armazenamento, análise de dados e carreira.
Boa leitura!
Simone Rodrigues é jornalista, com pós graduação em comunicação jornalística, além de especialização em mídias sociais. Tem 20 anos de vivência no mercado de infraestrutura e redes de telecomunicações. É fundadora da Infra News Telecom.