Relatório da HP analisa riscos de cibersegurança no ambiente de trabalho híbrido
Redação, Infra News Telecom
A HP divulgou o relatório “HP Wolf Security: Out of Sight & Out of Mind”, que traz um abrangente estudo global sobre como o crescimento do trabalho híbrido está mudando comportamentos dos usuários e criando novos desafios de segurança cibernética para os departamentos de TI.
A pesquisa mostra que um número crescente de usuários está comprando e conectando dispositivos não autorizados pela TI, dos quais as equipes não têm controle. Os resultados também destacam que os níveis de ameaça estão aumentando, com os invasores conseguindo cada vez mais driblar as defesas e enganar usuários para iniciar ataques por meio de phishing. Tudo isso está elevando como nunca a complexidade, o tempo gasto e o custo do suporte de TI.
O relatório combina dados de uma sondagem global realizada online pela YouGov com 8.443 funcionários de escritórios que adotaram o home office durante a pandemia com os de outra sondagem, também global e online, realizada pela Toluna com 1.100 decisores de TI.
A pesquisa indica que 45% dos funcionários de escritórios entrevistados compraram equipamentos de TI (como impressoras e PCs) para apoiar o trabalho remoto no último ano. No entanto, 68% afirmaram que a segurança não foi uma consideração importante em sua decisão de compra, enquanto 43% não tiveram o novo laptop ou PC verificado ou configurado pela TI e 50% responderam o mesmo sobre sua nova impressora.
O estudo ainda revela que 74% das equipes de TI perceberam um aumento no número de colaboradores que abrem links ou anexos maliciosos (phishing) nos últimos 12 meses – 40% dos funcionários na faixa etária de 18 a 24 anos que responderam à pesquisa clicaram em um e-mail suspeito, e quase metade (49%) afirmou ter feito isso com mais frequência desde que passou a trabalhar em casa. Dos funcionários de escritório que clicaram ou quase clicaram em um link, 70% não notificaram a TI – 24% não acharam que era importante, 20% afirmaram que isso é ‘muito desconfortável’ e 12% tiveram medo de reprimendas ou punições.
Dificuldade para suporte de segurança
Com as ameaças em alta, está ficando mais difícil para as equipes de TI darem suporte de segurança. Segundo o relatório, 77% dos decisores de TI responderam que o tempo que levam para triar uma ameaça aumentou no último ano. Estima-se que 62% dos alertas relativos a endpoint sejam falsos positivos, o que gera desperdício de tempo.
Presas no manejo dos alertas, as equipes de TI estão tendo mais dificuldade para integrar funcionários e identificar problemas: 65% dos decisores de TI afirmaram que reparar dispositivos de endpoint está demandando mais tempo e está mais difícil por causa da adoção massiva do home office, enquanto 64% disseram o mesmo sobre o processo de onboarding e entrega de dispositivos seguros para novos contratados.
As equipes de TI estimam que o custo do suporte de TI relacionado com segurança aumentou 52% nos últimos 12 meses e 83% dos decisores de TI afirmaram que a pandemia sobrecarregou ainda mais o suporte de TI devido a problemas de segurança no trabalho remoto, enquanto 77% disseram que o home office está dificultando muito seu trabalho e que temem que seus profissionais fiquem esgotados e pensem em se demitir.