Relatório da Nutanix apresenta os desafios e oportunidades da nuvem híbrida
Redação, Infra News Telecom
De acordo com um relatório da Nutanix, empresa especializada em computação em nuvem corporativa, apesar de a maioria das organizações mundiais enxergar a nuvem híbrida como o modelo de TI ideal, muitas ainda lutam para adotá-la – com 70% dos pesquisados acreditando que sua transformação está demorando mais do que o esperado.
Quase todos os entrevistados (95%) acham que sua organização se beneficiaria de uma implementação híbrida ideal, fornecendo construções e operações de TI consistentes em várias nuvens, eliminando muitos dos desafios que enfrentam atualmente, desde silos de operações até carência de pessoal.
O estudo mostra ainda que, enquanto as empresas em todos os lugares lutam para se adaptar a uma nova realidade, um ponto está se tornando ainda mais claro: a flexibilidade é a chave para o sucesso nos negócios. Se as empresas precisam aprimorar a nuvem pública para fornecer desktops remotos rapidamente, consolidar sites de recuperação de desastre, mover cargas de trabalho para uma nuvem privada para evitar preocupações com a capacidade da nuvem pública ou lidar com o aumento de demanda, a atual situação global enfatizou a necessidade para uma infraestrutura de TI adaptável para muitas empresas. Porém, flexibilidade não significa usar mais nuvens públicas e privadas, mas ter experiência consistente, ferramentas e práticas operacionais em várias nuvens para simplificar drasticamente a capacidade de mover aplicações e dados para o ambiente em nuvem mais apropriado.
“As companhias modernas precisam liderar com flexibilidade, e um aspecto crítico disso é a descentralização de recursos para torná-los disponíveis mais prontamente. Ao usar várias nuvens, públicas, privadas ou periféricas, as empresas podem simplesmente levar sua infraestrutura de TI onde ela é mais necessária. Porém, como vimos na pesquisa, essa flexibilidade só é possível com construções, operações e ferramentas consistentes em várias nuvens, tornando ideal um ambiente de nuvem híbrida”, disse Wendy M. Pfeiffer, CIO da Nutanix.
Encomendado pela Nutanix e desenvolvido pela empresa de pesquisa de mercado independente Vanson Bourne, o relatório analisou os principais desafios que as empresas enfrentam ao gerenciar as infraestruturas de nuvem pública e privada. Foram entrevistados 650 tomadores de decisão de TI de vários setores, tamanhos de negócios e geografias nas Américas; Europa, Oriente Médio, África (EMEA); e regiões da Ásia-Pacífico e Japão.
Outras descobertas da pesquisa
- Nuvem pública sozinha nem sempre é a resposta – De acordo com a pesquisa, a maioria dos entrevistados tem preocupações sobre a execução de aplicações críticas na nuvem pública, as mais vitais para os negócios, especificamente em relação à confiabilidade (75%), portabilidade (73%) e custo (72%). Além disso, alguns entrevistados simplesmente não conseguem mover suas aplicações críticas para os negócios, devido à complexidade ou ao custo. Por exemplo, a necessidade de reorganizar ou reformular aplicações (75%) e a complexidade da migração (71%) são as principais preocupações que impedem os respondentes de portabilizar aplicações.
- Nuvem híbrida evidencia deficiências do TI – A maioria das organizações (88%) enfrenta desafios ao garantir que sua equipe de TI possua as habilidades necessárias para gerenciar uma infraestrutura de TI híbrida e mais da metade (53%) vê isso como uma das principais preocupações.
- Falta de habilidade gera silos e ineficiência – Dadas as diferentes habilidades necessárias para gerenciar infraestruturas de nuvem pública e privada, as empresas geralmente precisam confiar em equipes diferentes que criam silos, algo que quase todos (95%) dos entrevistados encontraram. Quase metade dos entrevistados identificou como preocupação a expansão de recursos (49%), um aumento nos custos (45%) e / ou um desperdício de recursos (43%).
- Portabilidade é imprescindível, não apenas para aplicações – Para a maioria das empresas (88%), o licenciamento de software é um aspecto essencial de uma infraestrutura de TI híbrida, mas muitos enfrentam dificuldades em torno do licenciamento (58%) ou vendor lock-in (quando uma empresa fica presa a um fornecedor) (58%) ao mudar para a nuvem pública. Além disso, quase dois terços (65%) estão dispostos a considerar o licenciamento de assinatura para sua infraestrutura de TI.
Para ler mais sobre as descobertas, acesse o relatório completo.