Relatório destaca o papel das redes privadas 5G nas empresas
Redação, Infra News Telecom
A 5G Americas, a associação setorial sobre 5G e LTE para as Américas, divulgou o relatório Tecnologias 5G em Redes Privadas, que destaca o crescente papel das redes privadas na era 5G e suas oportunidades para as empresas por meio da conectividade integrada, comunicações confiáveis e serviços otimizados.
O documento mostra porque as redes privadas 5G são apropriadas para vários grupos de aplicativos e apresenta arquiteturas específicas para a construção de vários tipos dessa arquitetura de rede. Também analisa como os diferentes tipos de frequência (licenciada, não licenciada e compartilhada) podem ser usados para construir redes privadas.
“O 5G continua propondo releases sucessivos dos padrões 3GPP acrescentando novos casos de uso e recursos para as redes privadas. Um exemplo seria o fatiamento de rede, que permite a criação rápida, segura e confiável de redes privadas 5G que podem, por sua vez, ser otimizadas para atender às necessidades de diferentes usuários e serviços dentro da mesma rede”, diz Chris Pearson, presidente da 5G Americas.
O relatório foi produzido por uma equipe liderada pela Commscope e a Intel Coroporation e aborda os requisitos e características de casos de uso para obter os maiores benefícios; o contexto emergente dos cenários de uso interno e externo, baseado em diferentes frequências e outros fatores; uma visão geral dos modelos de implementação e os recursos e detalhes técnicos da arquitetura de rede; os recursos tecnológicos da frequência compartilhada dos CBRS – Citizens Broadband Radio Services 3,5 GHz; aspectos de segurança corporativa e as tecnologias que suportam as redes privadas; e o valor e modelagem econômico de redes privadas.
“A inovação está criando uma visão inicial de como as redes privadas devem operar na era 5G. A liberação de todo tipo de frequência em praticamente todos os setores está criando valor para o 5G privado e comercial no mundo corporativo”, comenta Matt Melester, vice-presidente sênior, gabinete do CTO da CommScope.
O está relatório está disponível gratuitamente no site da 5G Americas.