NIC.br lança portal que auxilia provedores a aprimorar qualidade do serviço
Redação, Infra News Telecom
Com intuito de fornecer apoio técnico aos provedores de acesso à Internet no Brasil, em especial, às pequenas e médias empresas do setor, o Ceptro.br – Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações do NIC.br – Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR desenvolveu o PAS – Portal Autonomous System, um sistema que permite aos provedores monitorar a qualidade das conexões em suas redes.
O portal reúne três tipos de informações: a qualidade da conexão à Internet dos usuários, obtida por meio dos testes realizados pelos próprios consumidores via SIMET – Sistema de Medição de Tráfego Internet; dados sobre a infraestrutura de rede interna do provedor, coletados pelo SIMET para sistemas autônomos conectados ao IX.br; e dados de roteamento, ou seja, como os provedores se interligam.
“Com o PAS, agregamos medições de diferentes origens, permitindo que o provedor visualize e extraia múltiplas informações em um único lugar. Queremos que ele as assimile e, de fato, se beneficie delas, promovendo melhorias efetivas em sua rede. Diante da importância dos pequenos e médios provedores para a conectividade no país, nosso objetivo com essa iniciativa é ajudar os provedores a melhorarem sua infraestrutura para Internet”, diz Milton Kashiwakura, diretor de projetos especiais e de desenvolvimento do NIC.br.
Acesso e casos de uso
Para ter acesso ao PAS, os representantes de provedores deverão criar uma conta de usuário, que será submetida a um processo de verificação. Após ter a identidade confirmada, encontrarão gráficos com dados agregados, que mostrarão a evolução das medições ao longo do tempo, e uma tabela com todas as medições individuais, nessa listagem tabular, serão apresentadas as seguintes métricas: velocidade de download e upload, latência (medida de tempo para uma mensagem ir a um destino e voltar) e perda de pacotes.
“Os pequenos e médios provedores possuem um contexto desafiador em termos de ferramentas, infraestrutura e recursos. O PAS reúne não só informações relevantes, mas orientações sobre como aprimorar o serviço. A ideia é capacitá-los para que compreendam o que fazer e qual é o caminho para se tornarem tecnicamente melhores”, explica Holger Araújo Wiehen, supervisor de projetos do Ceptro.br|NIC.br.
Além de mostrar ao provedor qual é o desempenho das conexões em sua rede e permitir que ele realize monitoramentos periódicos por meio dos gráficos, o portal oferece soluções de problemas com medições capazes de diagnosticar falhas; orientações para o aprimoramento técnico do prestador de serviço; e suporte ao usuário. Nesse último caso, o consumidor testa, via plataforma SIMET, a qualidade da banda larga contratada.
O resultado da medição é encaminhado automaticamente para o PAS, e o provedor será, assim, capaz de auxiliar o usuário em tempo real. Está previsto um aperfeiçoamento contínuo da ferramenta, com o objetivo de que o portal apresente mais aspectos relevantes relacionados à qualidade técnica de um provedor.