Rittal e Klint firmam parceria com foco em edge data centers
Redação, Infra News Telecom
A Ritall, fabricante alemã de racks, acessórios e sistemas de climatização para infraestrutura de TI e energia elétrica, com unidade industrial em São Paulo, acaba de anunciar uma parceria de distribuição com a Klint, fornecedora de produtos e soluções de infraestrutura de redes para ambientes industriais, prediais e data centers.
Segundo Leandro Toledo Sussi, key account manager IT da Rittal no Brasil, um dos objetivos do acordo é contribuir para que a companhia ganhe capilaridade em diferentes regiões do país, fortalecendo a expansão da marca. “Há um ano, a Rittal implementou um modelo de distribuição em todas as regiões em que atua e essa estratégia tem se mostrado vencedora”, acrescenta o executivo.
Inicialmente, a parceria terá como foco o mercado de indústria 4.0, com uma solução construída para edge data centers. Trata-se da “The Edge”, que integra num único rack ar condicionado inverter, com heat-pipe (transferência de calor) e Zero U, além de condensadora integrada. “A coleta e o processamento dos dados para a indústria 4.0 e o 5G precisam ser feitos na borda, ou seja, no local onde está a operação, para reduzir a latência que há no cloud”, diz Sussi.
O produto, que conta com proteção IP55 (contra poeira e entrada de água) e certificação UL, usa o conceito desenvolvido pela Rittal “RiMatrixNG”, uma plataforma aberta que une rack, distribuição de energia, refrigeração, monitoramento remoto, controle de acesso.
O “The Edge” está disponível em sete configurações com racks de 24U, 42U e 84U, com base de 100 mm, porta de vidro plexiglass, acesso traseiro, laterais removíveis, organizador de cabos e separação interna de corredor quente/frio.
Os modelos trazem PDU integrada e sensores de temperatura, umidade, fumaça e vazamento de líquidos. Incluem ainda acessórios, como iluminação em LED, porca gaiola e placas tool-less 1u. A capacidade de refrigeração inicial é de 1600 Watts, para o rack de 24U, e de 3000 e 6000 Watts, para os racks de 42U.
Opcionalmente, pode ser fornecido um sistema de detecção precoce e combate a incêndio via gás Novec1230. Todos os componentes do rack são fabricados pela própria Rittal. “É importante ressaltar que essa plataforma atende requisitos de diferentes segmentos de mercado, como varejo, telecomunicações, saúde e governo”, acrescenta Sussi.
Na avaliação de Marco Pacchioni, diretor de negócios da Klint, a flexibilidade, combinada com a modularidade do produto, é o que diferencia a oferta, já que a sua configuração também pode ser feita de acordo com a necessidade de cada projeto. “Com essa solução é possível ter um data center no chão de fábrica, por exemplo, para fazer todo o processamento dos dados e conexões entre as máquinas e a operação de TI /TA. Além disso, ela é fácil de transportar, em caso de mudança de layout ou local, e escalável.”
O diretor ainda destaca que, com a solução, a Klint passará a oferecer um portfólio fim a fim para edge data centers. A ideia é fornecer o “The Edge” em conjunto com as linhas da Furukawa voltadas para indústria e data centers. “Somos o maior distribuidor da Furukawa no Brasil. Nossa experiência nesses mercados e atuação nacional serão um diferencial para a oferta da tecnologia da Rittal”, diz Pacchioni.
A distribuidora também terá apoio técnico e comercial da fabricante, além capacitação e treinamento de seus funcionários, parceiros e integradores.
A Rittal completou 60 anos em 2021 e está presente no Brasil há 25 anos. A unidade brasileira conta com um showroom, onde os clientes podem conhecer seus produtos. Já a Klint, que completará 24 anos este ano, tem matriz em Santo André, SP, e outras cinco unidades de negócios concentradas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.