R&M apresenta primeiro sistema single pair Ethernet completo do mercado
Redação, Infra News Telecom
O cabeamento para a nova tecnologia de rede SPE – Single Pair Ethernet está agora pronto para uso. A R&M, fornecedora global de sistemas de cabeamento para infraestrutura de rede, lançou o primeiro sistema SPE completo do mercado. A solução compreende conectores e módulos de conexão, cabos de instalação e patch cords para redes de automação predial.
“O single pair Ethernet se tornará uma tecnologia chave em edifícios inteligentes”, explica Matthias Gerber, gerente de mercado da R&M. O cabeamento SPE está abrindo o caminho para a automação predial, sem problemas com Ethernet e gerenciamento predial com base no protocolo IP. O cabeamento SPE liga os menores dispositivos terminais digitais e sensores em edifícios com redes de dados e a Internet, resultando na IoT – Internet das coisas.
Maior área de aplicação: Teto digital
O single pair Ethernet amplia o conceito de LANs e sistemas de cabeamento estruturados. Para a transmissão de sinais e dados são necessários apenas dois fios de cobre em vez de oito ou um par de fios em vez de quatro. Os cabos SPE são mais finos e os conectores são menores do que seus equivalentes no lado do cabeamento LAN. É por isso que um grande número de pequenos dispositivos também pode ser conectado sem nenhum problema com o cabeamento SPE.
“Inicialmente, a maior área de aplicação é o cabeamento de teto, em outras palavras, o teto digital”, diz Gerber. A partir dos distribuidores de piso ou dos nós de serviço nos tetos, o cabeamento SPE pode se espalhar por um longo caminho. O sistema SPE da R&M oferece um alcance de transmissão de 600 metros.
O SPE pode ligar em rede inúmeros dispositivos terminais digitais, como luzes LED inteligentes, monitores e placares controlados remotamente, sensores de temperatura, luz e climatização, controladores para aquecimento e ventilação, caixas registradoras eletrônicas e terminais de autoatendimento. A R&M vê a possibilidade de uma ampla gama de aplicações em hospitais, hotéis, shoppings, parques industriais, centros empresariais, administrações e casos similares.
Além de dados e sinais, o cabeamento SPE também pode transportar energia e assim fornecer energia aos equipamentos terminais. Em muitos casos, isto elimina a necessidade de cabeamento separado para o fornecimento de energia elétrica.
Promovendo o uso do single pair Ethernet
A R&M é uma das incentivadoras por trás da padronização e do amplo lançamento no mercado do SPE. Em 2020, as empresa fundou a “Single Pair Ethernet System Alliance”, em conjunto com mais de 20 empresas internacionais de tecnologia. Seu objetivo é promover o uso do SPE em uma ampla gama de aplicações e áreas de operação.
A empresa oferece dois sistemas de conectores: LC de cobre em conformidade com IEC 63171-1 para cabeamento estruturado e automação predial, e MSP em conformidade com IEC 63171-2 para o ambiente industrial. Os novos produtos podem ser combinados com tomadas R&M existentes e painéis de 19″.
A companhia está convencida de que o futuro pertence aos edifícios inteligentes. A gestão dos edifícios será digital e baseada em IP. Algo que ajudará nisso é o uso de novas estruturas de rede, como teto digital em combinação com single pair Ethernet, para o cabeamento dos poucos metros finais, permitindo que todas as áreas de automação predial sejam integradas em um conceito de solução estruturada.