R&M lança solução Cat. 8.1 para LANs e data centers
Redação, Infra News Telecom
A R&M, fabricante de sistemas de cabeamento para infraestrutura de redes e data centers, com sede na Suíça, lançou um sistema de cabeamento universal Cat. 8.1. A solução suporta taxas de transmissão de dados de até 40 GbE e é baseada no formato de plug padrão RJ-45, oferecendo compatibilidade com versões de cabeamento anteriores. Assim, patch cords Cat. 6A podem ser implementados, com redes operadas em 10 GbE, sem a necessidade de adaptadores adicionais, cabos de transmissão ou interfaces de fibra óptica, na migração para as gerações de infraestruturas mais rápidas de 25 e 40 GbE. Após a instalação básica do Cat. 8.1, switches e servidores mais rápidos podem ser integrados sem problemas.
A infraestrutura básica Cat. 8.1 (link permanente) é formada por dois módulos de conexão RJ-45 e um cabo blindado S/FTP Cat. 8.2/8.1. O sistema está em conformidade com as normas ISO/IEC 11801, Classe I e ANSI/TIA-568.2-D
O objetivo inicial deste sistema era para uso em data centers, particularmente no que diz respeito ao cabeamento de top of rack e end of row. Aqui, o cabeamento Cat. 8.1 transmite velocidades de até 40 GbE (40 GBase-T). A R&M garante o desempenho para o link permanente de 24 metros e canal de até 30 metros, dependendo dos patch cords usados.
Uma outra aplicação é em edifícios que exigem LANs extremamente rápidas. Neste caso, o sistema Cat. 8.1 da companhia tem desempenho de 25 GbE (25GBase-T). A distância proposta de 50 m no draft do relatório técnico ISO/IEC TR11801-9909 para esta largura de banda cobre mais de 60% de todos os comprimentos de links típicos em edifícios comerciais. Além disso, o sistema de cabeamento Cat. 8.1 é adequado para 4PPoE -Power over Ethernet de quatro pares.
O módulo de conexão Cat. 8.1 é baseado no design do módulo cat. 6A da R&M. No módulo Cat. 8.1, os condutores de cobre são terminados usando contatos de deslocamento de isolamento (IDC). A R&M fornece uma ferramenta de terminação opcional. Os instaladores podem usá-la para produzir para pressionar rápida e corretamente os cabos no IDC, além de cortar o excesso de cabos.