R&M, Nokia e WDC Networks se unem para fornecer soluções POL
Redação, Infra News Telecom
A R&M, Nokia e WDC Networks se uniram para oferecer soluções de redes ópticas passivas para LANs (POL) no mercado brasileiro. “Com essa parceria fornecemos uma linha completa, incluindo ativos e passivos, para uma infraestrutura POL, por meio de um único canal de distribuição”, acrescenta Rene Amaral, gestor de contas da R&M.
Para Javier Rodríguez Falcón, market head da unidade de negócios de redes fixas da Nokia na América Latina, o uso da fibra óptica nas LANs deve manter um ritmo de crescimento acelerado. “A tecnologia já é vista por empresas de diversos setores como uma excelente opção porque ela reduz consideravelmente os custos de implementação, operação e manutenção da rede”.
Uma outra questão levantada por Fernando Hussni, head of sales da unidade enterprise da Nokia Brasil, é que a POL praticamente elimina os pontos de falha da rede e aumenta a sua disponibilidade, utilizando menos espaço e consumo de energia. “É possível diminuir em até 30% os custos de implementação da rede. Além disso, a tecnologia suporta distâncias de até 20 km, sem o uso de ativos como switches. Numa infraestrutura de cabeamento de cobre tradicional é preciso respeitar a distância de até 100 metros”, diz o executivo.
Baseada em GPON e utilizando apenas elementos passivos ao longo da rede, a solução oferece uma arquitetura de gerenciamento simples e ágil por meio de um único painel centralizado de software, permitindo gerir os ativos e realizar alterações e correções, por exemplo. Os equipamentos ativos da Nokia oferecem ainda recursos de segurança nativos com abordagem em camadas, permitindo ao administrador da rede controlar uma série de políticas de gerenciamento e segurança.
A OLT da companhia conta ainda com um recurso chamado encaminhamento seguro. Com essa função ativada para uma VLAN, o serviço se torna ciente de uma sessão IP e investiga as mensagens de oferta do DHCP para as ONTs, onde armazena em cache as informações do endereço IP do DHCP alocadas. Basicamente, esse sistema, que pode ser ativado em qualquer VLAN, impede que um usuário se conecte à porta ONT e tente executar um ataque de salto ou falsificação.
Comercialização
A WDC Networks é distribuidora exclusiva da solução no Brasil, que também será oferecida com a opção de IaaS – Infraestrutura como serviço, com contratos com duração, em média, de 36 meses. A empresa terá estoque para pronta entrega e equipe especializada em aplicações POL. “Trabalhamos como um facilitador financeiro para o integrador. Temos uma experiência de sete anos nesse modelo de comercialização”, finaliza Ernesto Sita Neto, diretor de produtos de telecom da WDC Networks.