Rumo e Embratel firmam parceria para ampliar cobertura 4G em trens da Serra de Santos
Redação, Infra News Telecom
A Rumo, operadora de ferrovias, e a Embratel anunciam a ampliação da cobertura 4G da Claro em toda a Serra de Santos, SP, para apoiar a operação de locomotivas na região. O projeto, faseado em duas etapas, realizou a instalação de 41 antenas de transmissão, que já estão 100% operacionais, nos 41 quilômetros entre as estações Evangelista e Paratinga. O objetivo é ampliar a autonomia e reduzir o tempo de comunicação entre maquinistas e o centro de controle operacional (CCO) da Rumo, garantindo rapidez e agilidade no compartilhamento de informações.
A Rumo, que administra o principal corredor ferroviário do país, entre Rondonópolis, MT, e o Porto de Santos, SP, está utilizando o serviço de transmissão 4G por meio de chips da Claro, com projeto desenvolvido pela Embratel. A rede irá otimizar a comunicação entre trens e o CCO, reduzindo o transit time do trecho e aumentando a eficiência logística da operação.
“Nossas composições contavam até então com sistema de comunicação via satélite neste trecho de serra”, diz Marco Andriola, diretor de tecnologia ferroviária da Rumo. “Devido à topografia local, o sinal por satélite não oferece boa cobertura na serra, uma área de grande complexidade pela densidade de trens, causando impacto na circulação. Agora, temos uma redução de cerca de 97% no tempo de envio de informações entre trens e CCO, o que fez com que nosso delay caísse, em alguns casos, de 7 minutos para poucos segundos. Além disso, o maquinista tem um ganho importante em termos de segurança, uma vez que pode acionar, com maior velocidade, as equipes nos 41 quilômetros de serra”.
A estrutura projetada pela Embratel também permite mais agilidade no rastreamento em tempo real das composições. “No trecho da serra, há uma área de declive com mata fechada, em que a única forma de conectividade é o 4G. O projeto foi desenhado em conjunto e de acordo com as necessidades da Rumo, com uma conexão segura e estável para habilitar e fomentar a transformação digital nas operações”, diz Gustavo Silbert, diretor-executivo da Embratel. Além de conexão 4G, a Embratel já fornece diversos serviços em ferrovias e locomotivas da Rumo pelo Brasil, como data center, nuvem, Wi-Fi, conexão rádio P2P, gestão e monitoramento de equipamento.
A Rumo também realizou o redesenho interno das locomotivas. Assim, os veículos ferroviários puderam receber equipamentos capazes de captar o sinal 4G de forma integrada à comunicação satelital utilizada nos trechos fora da serra. “Além da Embratel, importante parceira nesse projeto, tivemos a contribuição da Nokia, responsável pelo desenvolvimento da solução de rede de missão crítica para as nossas composições”, diz Marco Andriola.
Por meio da solução da Nokia, a inteligência Embratel, configurada em nuvem e hospedada no data center Lapa da empresa, permite a definição de qual tipo de conexão é mais adequado durante cada trecho do percurso. Isso possibilita uma alteração automática da conectividade quando a locomotiva entra na Serra de Santos, passando a utilizar o sinal 4G. Quando a locomotiva deixa a área, pode ocorrer nova troca de padrão de conectividade, se necessário, automaticamente.
“As redes de missão crítica têm um papel fundamental na digitalização do mercado empresarial. É a partir de nossa experiência mundial junto a mais de 2.200 clientes com redes desse tipo que trazemos à Rumo uma conectividade custo-efetiva, robusta e segura. Estamos confiantes no sucesso dessa nova fase de ampliação e prontos para apoiar o crescimento dos negócios de nosso cliente”, comentou Marcelo Entreconti, Diretor de Nokia Enterprise para a América Latina.
A ampla rede de conectividade já investida em projetos com a Rumo possibilitou a instalação de câmeras nas cabines dos trens para um monitoramento constante, que, em uma próxima fase, serão habilitadas com inteligência artificial e analytics. Usando a leitura inteligente, as tecnologias devem gerar inúmeras informações para evitar situações emergenciais e para a identificação de possíveis acidentes, possibilitando a análise, por exemplo, de sinais de cansaço dos condutores e outros cenários que fogem do habitual. A Embratel realizará toda a integração das tecnologias.