Saiba como usar o Linkedin de forma eficiente
Edgar Amorim, facilitador DiSC e coach executivo, da Amorizar Pessoas
No mundo atual, onde o relacionamento (networking) é cada vez mais importante, uma ferramenta que auxilie nesta tarefa é essencial. O convite para um cafezinho ou almoço, o happy hour, o futebol com os amigos e tantas outras atividades ainda são válidas, porém, num mundo globalizado e hiperconectado expandir o nosso networking ao máximo é muito importante.
Uma ferramenta ideal para esta tarefa é o Linkedin. Muita gente acredita que a rede é somente um repositório de currículos e de anúncios de vagas, mas ela é muito mais do que isso. O Linkedin é uma rede social voltada para a vida profissional como um todo e que possibilita a prática do networking.
Se você ainda não usou o Linkedin este é um bom momento para começar. Se você já está lá, aqui vão algumas dicas de boas práticas que podem contribuir para destacar o seu perfil:
- Crie uma URL/link personalizado. O Linkedin cria uma URL aleatória para cada usuário, que contém números e letras e permite que ela seja personalizada.
- A imagem de fundo, ou foto de capa, deve estar relacionada às atividades que você exerce, pode ser uma foto ou um texto. Recomenda-se ter essa imagem com a resolução 1584(A) x 396 (L) pixels.
- Preencha o nome do perfil apenas com seu nome, evite emojis ou outros sinais gráficos, pois isso pode prejudicar as buscas.
- Use uma foto que mostre claramente seu rosto, com fundo neutro e que esteja ligada a sua vida profissional, por exemplo, evite usar fotos em trajes para piscina ou praia, exceto se você trabalhar como salva-vidas.
- Coloque no título um texto que instigue as pessoas a continuarem a ler o seu perfil, mencione o problema que você resolve, o que faz você ser único. Só coloque cargos, títulos ou certificações se realmente for um destaque na sua área de atuação. A pessoa que visita seu perfil deve entender rapidamente o que você faz e como poderia ajudá-la.
- Preencha o resumo profissional com informações importantes da sua experiência profissional. Use palavras chave que o seu público alvo pode utilizar para encontrá-lo e escreva um texto que instigue a pessoa a continuar a leitura do perfil completo e até procurá-lo para alguma oportunidade. Também é possível, em alguns casos recomendado, incluir imagens, documentos ou certificados que sejam importantes para reconhecimento público – por exemplo uma certificação importante na sua área.
- Na experiência profissional você deve ser claro as atividades exercidas e mencionar resultados e conquistas obtidas.
- O trabalho voluntário é muito valorizado atualmente, se você exerce algum é importante mencionar.
- Em formação acadêmica, insira todas as suas formações, incluindo especializações, com os respectivos períodos.
- Na seção licenças e certificados inclua informações referentes ao tema, caso tenha.
- Em conquistas, inclua publicações, cursos complementares ou de especialização, projetos relevantes, premiações, notas excepcionais em provas e envolvimento com organizações comunitárias.
- Ainda em conquistas, inclua informações sobre idiomas que domina.
- Na seção competências deve constar as suas competências recomendadas. É importante que você faça uma revisão para se certificar que realmente domina todas as competências recomendadas e elimine o que não estiver adequado.
- Em recomendações, tenha recomendações autênticas e adequadas, ou seja, os seus contatos devem recomendá-lo com um descritivo mínimo, mostrando o motivo da recomendação – nada de texto do tipo “recomendo este profissional, muito dedicado”. O ideal é algo como “profissional dedicado que contribuiu diretamente para o aumento do faturamento da empresa” ou “profissional muito qualificado no atendimento ao cliente e na resolução de problemas complexos”. Neste tópico, a regra básica do networkingé válida mais do que nunca. Faça recomendações antes de solicitá-las – recomende pessoas com as quais trabalhou e posteriormente solicite que recomendem você.
Depois de montar o seu perfil adequadamente, chega a hora da interação, ou seja, tomar ações para aumentar a sua visibilidade e o seu networking. Adote uma linha mestre de temas que irá tratar. Crie posts de duas a três vezes por semana. Crie ao menos um artigo por mês. Interaja com outros posts e usuários.
Marque pessoas com quem esteja interagindo usando “@”. Uma sugestão de valor é curtir um post que tenha mais de mil curtidas e também curtir e interagir com os comentários deste post. Faça o mesmo com ao menos cinco posts que tenham pelo menos cem curtidas. Você conhecerá muitas pessoas, com as mais diferentes experiências, que podem querer interagir com você, aumentando a sua rede de relacionamento.
O especialista e destaque do Linkedin, Rodrigo Garçone, tem as seguintes sugestões para estar mais engajado:
- Compartilhe as suas experiências de vida que possam gerar reflexão para quem as lê.
- Não tenha medo de ser criticado. As primeiras postagens que você fizer praticamente não terão engajamento.
- Seja verdadeiro, jamais crie um personagem.
- Seja mais observador do que acontece no seu dia a dia. Você vive muitas experiências, que poderão gerar posts interessantes.
- Expresse a sua opinião crítica com respeito, jamais ofenda alguém.
- Não se envolva nos comentários de postagens tendenciosas ou polêmicas, quem pode sair perdendo é sempre você.
- Se não gostar de algum conteúdo, ignore-o.
- Tome muito cuidado ao expressar opiniões negativas, elas podem ser mal interpretadas e prejudicar sua reputação.
- Evite compartilhar perfis de outras pessoas apenas para destacá-las, isso não tem serventia alguma.
- Evite compartilhar frases de efeito sobre imagem bonita, isso só polui a timelinealheia e não agrega nada.
Para terminar, vale mencionar que o Linkedin possui planos pagos, para profissionais, para vendas e para recrutadores. Você pode testá-los por 30 dias. No caso do plano para profissionais, você pode aparecer na frente nas buscas dos recrutadores e até ter chances de trocar mensagens com eles. O plano de vendas oferece a possibilidade de efetuar buscas com vários parâmetros, permitindo selecionar um público-alvo de forma mais precisa. Por fim, o plano para recrutadores permite buscar de candidatos com parâmetros precisos de competências e experiências.
Agora que você sabe tudo sobre o Linkedin, quando irá criar o seu plano de ação para usar a rede a seu favor?
Sucesso!
É instrutor certificado Everything DiSC®️ formado pela Wiley Publishing, nos EUA, Coach Executivo e analista comportamental pela Sociedade Latino Americana de Coaching, associada da International Association of Coaching (IAC). Pós-graduado em sócio-psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, MBA em Administração de Negócios pelo Instituto Mauá de Tecnologia e engenheiro eletrônico pela Faculdade de Engenharia São Paulo. Tem mais de 40 anos de experiência em organizações de vários portes, incluindo multinacionais, onde assumiu funções de operações e executivas.