Saiba por que é importante reciclar os cabos eletrônicos legados de sua instalação
Conteúdo oferecido por Klint, fornecedora de produtos e soluções de infraestrutura de redes para ambientes industriais, prediais e data centers
Mais de 1.200 toneladas de sucatas de cabos eletrônicos e telefônicos recicladas, gerando uma redução de extração de minério de cobre de 115,8 mil toneladas do meio ambiente e 11,6 milhões de kWh de consumo de energia – volume suficiente para abastecer mais de 77 mil residências por mês. Este é o saldo do programa GreenIT, da Furukawa, criado em 2007 com o objetivo de revitalizar a rede de cabeamento estruturado para preservar o meio ambiente e reduzir o consumo de energia e o uso de recursos não renováveis na produção de novos produtos.
“O Green IT é uma solução sustentável que nasceu para conscientizar sobre a utilização de recursos renováveis com o tratamento de resíduos provenientes do descarte de produtos de cabeamento estruturado. Os processos de tratamento de resíduos da Furukawa são certificados pelos respectivos órgãos com responsabilidade ambiental”, acrescenta Marcos Ceacero Costa, gerente de suporte técnico da Klint, fornecedora de produtos e soluções de infraestrutura de redes para ambientes industriais, prediais e data centers.
Basicamente, o programa GreenIT, do qual a Klint apoia, consiste na substituição dos cabos de instalações legadas, de qualquer fabricante, por novos produtos da Furukawa. As empresas participantes do programa recebem um “cheque verde”, que pode ser trocado pelos novos produtos. Também é emitido um certificado, garantindo o compromisso com o meio ambiente e sustentabilidade.
Toda a sucata recebida é tratada e reciclada, transformando-se em matéria-prima para outras indústrias. Quando descartado no lixo comum, o PVC, presente nos cabos de telecom, pode levar até 600 anos para se decompor, além de liberar substâncias altamente tóxicas e prejudiciais à saúde humana, se queimado. Mais de 1.200 empresas já aderiram o programa GreenIT em todo o país.
Produtos sustentáveis
A preocupação com o meio ambiente também está presente nos produtos desenvolvidos e produzidos pela Furukawa no Brasil. As linhas de cabos e patch cords Cat. 6 e Cat. 6A, além dos cabos ópticos, são fabricadas em polietileno verde, plástico derivado da cana-de-açucar, e 100% reciclável.
Contam ainda com certificação RoHS – Restriction of Certain Hazardous Substances, uma diretiva da União Europeia que restringe o uso de chumbo e outras substâncias potencialmente perigosas, incluindo cádmio, mercúrio, crómio hexavalente, bifenilos polibromados (PBBs) e éteres difenil-polibromados (PBDEs) em produtos elétricos e eletrônicos.
Já a solução de cabeamento óptico passivo para LANs Laserway otimiza o uso de até 70% em cabos e 35% em racks, além de diminuir em 70% o espaço utilizado e o consumo de energia elétrica. “Iniciativas sustentáveis podem tornar a sua empresa mais valiosa. A BM&F Bovespa possui um Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) desde 2005”, destaca Costa.