Santa Bárbara D´Oeste reforça segurança com sistemas de videomonitoramento
Redação, Infra News Telecom
Com cerca de 195 mil habitantes, o município de Santa Bárbara D’Oeste, no interior de São Paulo, conta com um reforço tecnológico para garantir a segurança de sua população e de seu patrimônio. Por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, a prefeitura da cidade instalou 22 totens com câmeras de monitoramento e botões para acionar a Guarda Municipal em casos de emergência.
Instalados em regiões de grande fluxo, nos principais parques do município, além de praças e em frente a 15 escolas municipais, os equipamentos de videomonitoramento auxiliam a cidade no combate à criminalidade e ao vandalismo, assim como na identificação e localização de infratores.
A solução, desenvolvida pela Helper Tecnologia, de Colombo, PR, tem a proposta de substituir os tradicionais módulos de segurança das forças policiais. Segundo o diretor comercial da Helper Tecnologia, Edison Endo, a solução visa otimizar a atuação das forças de segurança, garantindo uma presença ostensiva, inibindo a criminalidade e potencializando a capacidade de monitoramento das guardas municipais e policiais militares do país.
Os equipamentos contam com um sistema de giroflex para alertas instantâneos e podem ser programados para repassar mensagens à população. “Por ser um totem vertical, ele tem visibilidade e traz mais sensação de segurança. As atuais câmeras, que ficam escondidas, auxiliam na investigação, mas não atuam de forma preventiva. Além disso, o monitoramento contínuo do totem permite que os guardas façam rondas ostensivas e efetivas”, diz Endo.
Os equipamentos contam ainda com um conjunto de câmeras que, a partir de um CICC – Centro Integrado de Controle e Comando, permitem monitorar as localidades em 360 graus de forma simultâneas, disponibilizando, entre outras vantagens, o zoom para aproximação da verificação de ocorrências, além de oferecerem um canal de comunicação direto com as forças policiais. “Trata-se de um posto de policiamento eletrônico que surgiu para substituir os módulos. Dessa forma, não há necessidade de se manter a guarda do local e otimiza-se a atuação das forças de segurança”, explica Endo.
Patenteada, a tecnologia já é usada nas cidades de Balneário Camboriú, SC, Saudade do Iguaçu, PR, Ponta Grossa, PR, São José dos Pinhais, PR, Cotia, SP, Artur Nogueira, SP, Três Corações, MG, e Resende, RJ. Ela também foi adotada pelo HC-FM-USP – Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, na cidade de São Paulo, e na Ceasa – Central de Abastecimento do Paraná, de Curitiba.
Planos de expansão
Este ano, a Helper pretende triplicar o número de cidades que contam com a solução. Por ser detentora da Patente de Invenção da tecnologia, a contratação pelos municípios pode ser feita até mesmo por inexigibilidade – dispensando as licitações. “No entanto, em muitas cidades, conseguimos encaixar a solução dentro de um projeto existente, integrando as soluções e atendendo às necessidades do município”, completa Endo.
O modelo de contratação é feito via locação, com o chamado serviço embarcado. A Helper oferece todo o suporte necessário para o funcionamento do totem (apoio 24 horas, atualizações, manutenção, limpeza, plotagem, entre outros), com a presença de uma equipe técnica para atender ao projeto.