Scala Data Centers adota solução da Furukawa de alta densidade
Redação, Infra News Telecom
A Furukawa acaba de concluir a implantação na Scala Data Centers, plataforma latino-americana de data centers hyperscale, de uma solução inédita no Brasil, que foi desenvolvida com o objetivo de atender às necessidades de alta densidade e escalabilidade das redes ópticas de grandes centros de dados. A solução, adotada em uma prova de conceito (POC) no campus Tamboré, SP, da Scala, combina duas tecnologias: cabos rollable ribbon de altíssima contagem de fibras e pré-conectorizados na planta interna.
Agostinho Villela, vice-presidente de engenharia da Scala Data Centers, destaca que a solução da Furukawa é estratégica para as operações da companhia. “Essa tecnologia reforça nossa abordagem de negócio, que tem como um dos principais pilares a inovação, permitindo aumentar a nossa capacidade óptica com uso de menos espaço e recursos dedicados à nossa infraestrutura. Oferecemos, assim, mais rapidez, segurança e qualidade aos clientes hospedados em nossos data centers”.
Desenvolvida pelo grupo Furukawa Electric, no Japão, a tecnologia rollable ribbon permite melhor aproveitamento e acomodação das fibras dentro dos dutos, o que viabiliza a oferta de cabos de altíssima densidade com diâmetro reduzido, indicados para as conexões entre grandes data centers. “O uso da solução pré-conectorizada baseada em tecnologia rollable ribbon permite disponibilizar, em pouco tempo, uma variedade de conexões, topologias e velocidades, ampliando as opções oferecidas aos clientes e parceiros da Scala”, diz Flávio Marques, da gerência técnica de aplicação da Furukawa Electric LatAm.
Na aplicação desenvolvida para a Scala foram utilizados cabos de 864 fibras com apenas 21,6 mm de diâmetro. “A grande quantidade de fibras de alta performance fica disponível na nova plataforma modular FLX, possibilitando a realização de mudanças rapidamente e sem qualquer dificuldade, mesmo em um campo de conectividade de alta densidade”, explica Marques.
Além disso, o uso de pré-conectorização na parte interna do data center ajuda a dar mais agilidade à instalação dos cabos, por exemplo, quando houver necessidade de ampliar o número de conexões. “A ideia é garantir a continuidade dos negócios, principalmente nesses ambientes em que alterações são constantes e os clientes do data center precisam de respostas rápidas para suas demandas”, acrescenta o executivo da Furukawa.
O engenheiro Fabio Neri, diretor da empresa instaladora Interface (credenciada Furukawa), ressalta a vantagem da pré-conectorização. “Como a solução é pré-conectorizada e o processo de fusionamento das fibras é simultâneo, o tempo de terminação diminui em 60%”, conclui.