SD-WAN nas pequenas e médias empresas
Este artigo mostra como os provedores de serviços podem realinhar as suas estratégias de vendas de SD-WAN para pequenas e médias empresas por meio de um conjunto de soluções criado para esta finalidade.
Historicamente, as arquiteturas e tecnologias de WAN evoluem lentamente, com novas gerações de tecnologias surgindo a cada 10/15 anos. Apesar deste ritmo, a transformação digital acelerou a adoção da SD-WAN – WAN definida por software a uma taxa sem precedentes. O Gartner prevê um crescimento do mercado global de SD-WAN de US$ 129 milhões para US$ 1,24 bilhão nos próximos quatro anos (uma CAGR – taxa de crescimento anual composta de 76% de 2016 a 2020). Em três anos, estima-se que a tecnologia tenha conquistado mais de 6 mil clientes com mais de 4 mil implementações, à medida que as empresas constroem novas filiais, transferem de forma maciça os seus aplicativos para a nuvem e renegociam contratos com as operadoras.
Como em muitas novas incursões tecnológicas, as grandes empresas foram as primeiras a serem atendidas pela SD-WAN, devido à garantia de ROI – retorno sobre o investimento, a partir da substituição de milhares de sites conectados ao MPLS – MultiProtocol Label Switching.
Mas, o caminho ainda é incerto para CSPs – provedores de serviços de comunicações adotarem e revenderem soluções de SD-WAN para o mercado de PMEs – pequenas e médias empresas. Com menos sites conectados, reduzir os custos é um desafio, forçando os CSPs a estender outros serviços e benefícios para gerar maiores oportunidades de receita.
Este artigo analisa o mercado de SD-WAN e como os CSPs podem realinhar as suas estratégias de vendas para as PMEs por meio de um conjunto de serviços criado para esta finalidade.
O problema da SD-WAN para pequenas e médias empresas
A SD-WAN está pronta para substituir o MPLS como tecnologia dominante para WANs empresariais e conectividade de filiais. Os benefícios são indiscutíveis: o MPLS requer circuitos de acesso dedicados, em comparação a alternativas de menor custo, como o serviço de cable modem. Esses circuitos de acesso podem ter um alto custo em locais distantes onde menos provedores oferecem o serviço. A SD-WAN permite o acesso de baixo custo, de forma segura e altamente confiável.
Além disso, a maneira como os aplicativos de negócios são manipulados tornou a arquitetura rígida do MPLS desfavorável. Tradicionalmente, o data center corporativo centralizado seria a fonte de todos os aplicativos de negócios e o hub de uma grande parte do tráfego de dados da rede MPLS. Com a adoção em massa de aplicativos baseados em nuvem para funções como CRM – Customer Relationship Management e ERP – Enterprise Resource Planning, o tráfego de dados é mais distribuído para locais fora da rede. Assim, um pequeno número de pontos de entrada/saída da WAN MPLS para a Internet pode facilmente ser um projeto de rede ineficiente e muito consumido.
Ao mudar o foco para o mercado de pequenas e médias empresas, os benefícios não são tão diferenciados, sem a presença de uma WAN corporativa. As PMEs, geralmente, usam um cable modem ou uma solução DSL para oferecer acesso à Internet aos seus funcionários – um circuito de de 50 Mbps pode custar apenas US$ 100 por mês.
À medida que mais fornecedores chegam ao mercado, os CSPs têm a oportunidade de eliminar o atraso que as PMEs, normalmente, experimentam na curva de adoção de novas tecnologias e resolver os desafios específicos surgidos no segmento.
Embora existam diferenças comerciais entre os mercados, os pontos problemáticos das grandes empresas são espelhados nas PMEs que possuem vários sites. Mesmo para empresas com uma única sede, a simplicidade fornecida pela SD-WAN pode aliviar problemas associados ao gerenciamento de rede e garantir QoS – qualidade de serviço.
Para as PMEs, destacamos os seguintes os pontos chave da SD-WAN:
- Oferecer confiabilidade e o desempenho de aplicativos de missão crítica.
- Minimizar as despesas iniciais de capital e gastos contínuos de TI por meio de uma solução modelada de serviço.
- Evitar o alto custo do MPLS para maximizar o ROI de múltiplas estruturas de sites.
O que motiva a adoção da SD-WAN pelas PMEs
A maioria das pesquisas sobre a adoção da SD-WAN aponta as grandes empresas como um mercado alvo mais atraente. Esta negligência deixou um grande mercado de PMEs para os CSPs capturarem, redirecionando a redução de custos da substituição do MPLS para outros benefícios da tecnologia. Para formular uma oferta que possa servir às PMEs, é preciso considerar:
1 – Realizar uma atualização dos sistemas de telefonia ou de comunicações unificadas
As PMEs exigem uma rede flexível que possa suportar o UCC – Unified Communications and Collaboration. Mais de 65% das pequenas e médias empresas gostariam de mudar para comunicações IP nos próximos dois anos. Os principais motivos para esta mudança incluem o aprimoramento do processo de negócios e o menor custo total de propriedade.
2 – Mudar para SaaS – software como serviço/Microsoft Office 365
As PMEs estão usando uma quantidade significativa de aplicativos de SaaS – software como serviço e exigem confiabilidade de transmissão fora da LAN. A Microsoft ilustrou esta tendência em seu relatório de resultados do segundo trimestre do exercício de 2017, observando que a receita comercial do produto cresceu 47% e os assinantes aumentaram para 24,9 milhões.
3 – Ampliar o uso de videoconferência
As taxas de videoconferência para PMEs variam de 30% a 70%, dependendo do tamanho da empresa. Isso levou as PMEs a buscarem uma solução que pudesse lidar com o fluxo de vídeo nos horários de pico, sem a degradação do desempenho comum com os melhores esforços da banda larga.