Se você ainda não aplica a inteligência artificial ao seu negócio, precisamos conversar
Prof.ª e Dra. Alessandra Montini
Afinal, você quer saber qual é a importância e impacto da IA – inteligência artificial para sua empresa? Como podemos aplicar ao seu negócio e oferecer algo diferenciado para os clientes e consumidores? Como fazer os funcionários trabalharem melhor? Como podemos ser mais eficientes usando essa tecnologia? Estas e muitas outras perguntas, que podem impactar diretamente no crescimento da sua empresa, serão respondidas neste artigo.
Existem muitas empresas que ainda não entendem muito bem o papel da inteligência artificial e do analytics e, por isso, acabam investindo muito dinheiro e NÃO obtendo os resultados esperados. Com computadores mais rápidos e poderosos, as oportunidades para o uso de inteligência artificial e do big data são abundantes e sem limites. Seja determinando riscos de crédito, desenvolvendo novos medicamentos, encontrando maneiras mais eficientes de fornecer produtos e serviços, prevenindo fraudes, descobrindo ameaças cibernéticas ou retendo os clientes mais valiosos, a inteligência analítica pode ajudar você a entender sua empresa e encantar seu cliente.
O volume crescente de informação disponível na Internet faz com que as empresas necessitem de técnicas adequadas para a rápida extração de informação de grandes bases de dados. A grande preocupação das empresas é sempre a mesma: VENDER E ENCANTAR O CLIENTE! Para isso, as empresas investem um volume grande de dinheiro para detectar e chegar no seu público alvo, aumentando sua carteira de clientes e expandindo o negócio. Para atingir essa meta tem um segredo: unir um time de profissionais qualificado à grande e indiscutível capacidade da máquina em ler, entender e reproduzir as línguas que os seres humanos falam é a receita do SUCESSO para qualquer negócio.
Não é uma tarefa simples chegar no perfil ideal de cada cliente. As pessoas são diferentes, com diferentes hábitos e necessidades. O mundo virtual é exatamente assim. Então, imagine que você é dono de uma empresa de roupas, brinquedos, sapatos, peças de automóveis, desenvolvimento de softwares ou qualquer outro segmento.
O que é realmente relevante é que o seu consumidor está navegando por aí e ele precisa saber que você tem exatamente o que ele precisa. Como disse anteriormente, essa não é uma missão tão fácil como parece. No mundo virtual a concorrência é enorme. Mas é exatamente por isso que sua empresa deve investir em estratégias de marketing.
Com a ajuda da inteligência artificial e do big data, as ações das empresas estão cada vez mais direcionadas e assertivas. É por intermédio da IA que podemos mapear o comportamento do consumidor; promover conteúdo customizado; direcionar o consumidor até sua empresa; saber onde, quanto, como e no que investir; mapear aquilo que o seu cliente está buscando naquele momento e muitas outras coisas. Além disso, ela também permite que você saiba o ciclo de vida de um determinado produto, o histórico de vendas, qual época do ano ele é mais procurado, etc. Com todo esse histórico de busca do cliente em potencial, fica bem mais fácil otimizar a produção e direcionar sua estratégia de venda.
As máquinas, que também são conhecidas como robôs, trabalham baseadas em muitos números, dados, textos, imagens. É com essas informações que conseguimos levantar uma série de detalhes que mapeiam nosso mercado, como:
- 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais.
- 74,9% das empresas fazem análise dos resultados obtidos nas redes sociais; 25,1% não fazem.
- Mais de 70% das empresas acompanham as métricas sobre alcance e engajamento em redes sociais.
- A estratégia de SEO é adotada por 69,3% das empresas.
- Cerca de 52,4% dos e-commerces investem no pós-compra.
- O marketing de conteúdo gera 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas que o adotam.
- 84,7% dos participantes apontam que o principal canal usado para encontrar conteúdos e informações é a busca orgânica do Google.
Se você ainda não aplica a IA ao seu negócio, precisamos conversar!
Diretora do LABDATA-FIA, apaixonada por dados e pela arte de lecionar, Alessandra Montini tem muito orgulho de ter criado na FIA cinco laboratórios para as aulas de Big Data e inteligência Artificial. Possui mais de 20 anos de trajetória nas áreas de Data Mining, Big Data, Inteligência Artificial e Analytics.
Cientista de dados com carreira realizada na Universidade de São Paulo, Alessandra é graduada e mestra em estatística aplicada pelo IME-USP e doutora pela FEA-USP. Com muita dedicação, a profissional chegou ao cargo de professora e pesquisadora na FEA-USP, e já ganhou mais de 30 prêmios de excelência acadêmica pela FEA-USP e mais de 30 prêmios de excelência acadêmica como professora dos cursos de MBA da FIA. Orienta alunos de mestrado e de doutorado na FEA-USP. Membro do Conselho Curador da FIA, é coordenadora de grupos de pesquisa no CNPq, parecerista da FAPESP e colunista de grandes portais de tecnologia.