Secretaria da Educação do Estado de São Paulo cria plataforma de atendimento em nuvem
Redação, Infra News Telecom
A Seduc – SP – Secretaria da Educação do Estado de São Paulo adotou soluções de nuvem da Microsoft para transformar os seus processos de comunicação e trabalho. Com a implantação do Dynamics 365, plataforma de soluções de gestão da Microsoft, a Secretaria criou o “Conectados”, hub de atendimento que roda na nuvem e reúne informações e assistência em um só lugar.
Cerca de 250 mil servidores são beneficiados, incluindo professores, além de alunos, pais e responsáveis, ex-alunos e comunidade de 5300 escolas do Estado de São Paulo. Com a plataforma “Conectados”, a Seduc-SP oferece assistência 24 horas por dia com orientações, tutoriais, comunicados e uma base de conhecimento com mais de 3 mil artigos para consulta.
A solução ainda permite que os interessados tirem dúvidas sobre os mais variados temas, como pagamentos, férias, atribuições de alunos, cronograma de vacinação, dentre outros e, caso necessário, encaminhem solicitações para posterior tratamento pelas equipes técnicas da Seduc-SP. Além disso, alunos e responsáveis podem checar vagas nas escolas, solicitar transferências, entre outros.
O projeto começou em 2018 e de acordo com a Secretaria, a implementação buscou gerar controle e agilidade no processamento de dados. Processos que antes demoravam semanas ou até meses para serem concluídos, agora podem ser consultados pela pessoa que os requisitou com muito mais rapidez. “Subimos um degrau com o uso da tecnologia. Tínhamos dados e informações, mas não tínhamos inteligência. Agora conseguimos fazer análises dentre o grande volume de demandas que recebemos constantemente e entender para onde estamos indo em questão de atendimento.” diz Silvana Rosalen, da central de atendimento da Seduc-SP.
Segundo a Secretaria, o uso das ferramentas da Microsoft ainda trouxe mais transparência aos processos, que podem ser localizados e consultados por todos os envolvidos. Também promoveu a agilidade das operações dentro de toda a Secretaria, que possui 91 diretorias de ensino e impacta mais de 3,75 milhões de pessoas, dentre elas os servidores públicos, professores, alunos e seus responsáveis, ex-alunos e comunidade em geral.
No ano passado, a Seduc-SP criou o CMSP – Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Em março de 2020 por conta da pandemia de Covid-19, o órgão colocou no ar um aplicativo e dois canais de TV digital aberta. A proposta era seguir oferecendo aulas para os estudantes sempre com interação e possibilidade de participação. Inicialmente, os alunos tinham muitas dúvidas sobre a plataforma, que foram solucionadas com a implementação do chatbot “Bob” no site do CMSP, desenvolvido pela Microsoft em parceria com a Bizapp. Com a inteligência artificial, o público passou a ter suas solicitações direcionadas pela solução de forma otimizada.
A Secretaria também passou a utilizar soluções em nuvem para o público interno. Atualmente, contam com o uso do Microsoft 365, da nuvem Azure e do Yammer, rede social empresarial da Microsoft.