Senai e Huawei anunciam parceria para capacitar profissionais de TI
Redação, Infra News Telecom
O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e a Huawei anunciaram uma parceria para disponibilizar cursos com certificação para o setor de TIC – Tecnologia da Informação e da Comunicação, além da instalação de laboratórios de capacitação profissional.
Inicialmente, serão entregues três laboratórios de última geração para instalação e manutenção de tecnologia FTTH – fiber to the home no Distrito Federal, Bahia e Tocantins. Os laboratórios visam atender à “geração nem-nem” – jovens adultos que nem trabalham e nem estudam. Ainda está prevista a criação do programa ICT Academy Senai/Huawei, que oferecerá cursos a distância e presenciais com certificações internacionais nas áreas de cloud, inteligência artificial, fibra óptica e 5G.
A expectativa é de formar 2 mil alunos até o final deste ano. As primeiras turmas dos laboratórios FTTH , com 20 alunos cada, e do curso “5G – Indústria de aplicações” terão inscrições gratuitas.
De acordo com a Huawei e o Senai, o objetivo da parceria é solucionar um dos principais desafios do setor: o déficit de mão de obra qualificada. Uma pesquisa de mercado realizada pela Teleco mostra que 62% dos ISPs – provedores de serviços de Internet enfrentam dificuldades para encontrar profissionais qualificados para instalação de fibra óptica. As regiões Norte e Nordeste têm maior deficiência. Ainda segundo o estudo, 81% dos ISPs possuem equipes próprias, ou seja, necessitam investir na qualificação dos profissionais por não encontrarem no mercado.
“Existe um gap no mercado de profissionais capacitados para atuar na instalação de fibra óptica, utilizados para cobrir demanda de banda larga fixa. Com as novas redes 5G, esta demanda tende a aumentar. Ao mesmo tempo, existe uma parcela de jovens ociosos, que por diversas razões não conseguem se qualificar para atuar no mercado de trabalho. Com esta parceria, estamos, não apenas combatendo o desemprego e dando cursos de alta qualidade para estes jovens, mas também investimento do desenvolvimento da infraestrutura do país”, diz Bruno Zitnick, diretor de relações públicas e governamentais da Huawei.
A parceria entre a Huawei e o Senai teve início no Paraná em 2019, com o curso de “Instalador técnico de equipamentos de telefonia móvel” em um laboratório de última geração para as tecnologias wireless, microwave e FTTH. Desde sua criação, o treinamento já formou e reciclou cerca de 200 profissionais de parceiros da Huawei.
Nos últimos cinco anos, os programas e iniciativas de educação da Huawei formaram mais de 36 mil alunos em todo país, e a expectativa é de treinar mais 40 mil pessoas nos próximos cinco anos.