Sete dicas para proteger os dados da sua empresa em 2024
Fernando Ortega, CISO da Paschoalotto
A situação atual em relação à segurança cibernética apresenta desafios significativos para as empresas em todo o mundo. O relatório da Seguradora Allianz revelou um aumento alarmante nos ataques cibernéticos em 2023, destacando um aumento de 50% nos casos de sequestro de dados (ransomware) apenas no primeiro semestre em comparação com 2022.
Além disso, casos de extorsões direcionadas a empresas também cresceram. Uma tendência preocupante é a rapidez dos ataques, com o tempo médio para a realização de ataques de ransomware caindo drasticamente de cerca de 60 dias em 2019 para apenas quatro dias.
Esses números impactantes destacam a urgência e a necessidade crítica de medidas robustas para proteger os dados empresariais e as empresas enfrentam uma pressão crescente para investir em tecnologias que ajudem a prevenir esses ataques. No entanto, é fundamental reconhecer que as soluções tecnológicas por si só não são suficientes para deter os cibercriminosos.
De acordo com a análise da Seguradora Allianz, de mais de 3 mil reclamações cibernéticas nos últimos cinco anos, mais de 80% de todos os incidentes foram causados por manipulação externa de sistemas.
Neste cenário de constantes ameaças e ataques, a proteção das informações empresariais se tornou uma prioridade absoluta para todas as organizações. Em 2024, é crucial mudar o jogo em relação à segurança cibernética e para isso, apresento sete dicas essenciais para manter os dados da empresa seguros.
Conscientize e eduque os funcionários
Violações de dados frequentemente resultam de erros humanos. Investir em programas de treinamento para conscientização sobre segurança cibernética é crucial. Os funcionários devem ser educados regularmente sobre práticas seguras, reconhecimento de ameaças e procedimentos corretos para lidar com informações sensíveis.
Fortaleça as senhas e autenticação multifatorial
Senhas fortes são a primeira linha de defesa contra invasões. Incentive o uso de senhas complexas e únicas para cada conta e sistema. Além disso, implemente a autenticação multifatorial sempre que possível. Isso adiciona uma camada extra de segurança, exigindo não apenas a senha, mas também uma verificação adicional, como um código enviado para um dispositivo móvel.
Faça atualizações e patches de segurança
Manter todos os softwares, aplicativos e sistemas atualizados com os patches mais recentes é crucial para fechar brechas de segurança conhecidas. Muitos ataques exploram vulnerabilidades antigas que poderiam ter sido facilmente corrigidas com atualizações.
Implemente a criptografia de dados
A criptografia é uma técnica vital para proteger dados confidenciais. Ela codifica as informações, tornando-as ilegíveis para qualquer pessoa que não possua a chave de descriptografia. Implementar a criptografia em dados em repouso, em trânsito e durante o armazenamento na nuvem é uma prática fundamental.
Faça backups regulares
Os backups regulares são uma estratégia de recuperação fundamental em caso de violação de dados, ataques cibernéticos ou falhas nos sistemas. Certifique-se de que os backups sejam frequentes e armazenados de maneira segura, preferencialmente em locais separados para evitar a perda total em caso de incidente.
Aposte em restringir o acesso e controle de privacidade
Adote uma abordagem baseada no princípio do “menor privilégio”, ou seja, conceda acesso aos dados somente a quem realmente precisa deles para desempenhar suas funções. Implemente sistemas de controle de acesso robustos para garantir que apenas usuários autorizados possam acessar informações sensíveis.
Tenha um monitoramento e resposta a incidentes
Implante sistemas de monitoramento em tempo real para detectar atividades suspeitas ou anomalias nos sistemas. Tenha também um plano de resposta a incidentes bem elaborado para agir rapidamente em caso de violação, minimizando os danos e restaurando a segurança o mais rápido possível.