Sete em cada dez brasileiros assinam plataformas de streaming
Redação, Infra News Telecom
Segundo o levantamento “Streaming 2022”, conduzido pela Hibou, empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, o streaming faz parte da rotina de 71% dos brasileiros, que afirmam serem assinantes ou já terem assinado algum serviço para assistir a filmes ou séries online.
Atualmente, há uma predominância entre dois players: 91% dos brasileiros assinam ou assinaram Netflix, e 53% a Amazon Prime Video. Também foram citados no estudo, feito digitalmente com 1106 brasileiros, as plataformas GloboPlay (30%); Disney+ (26%); HBO MAX (20%); Telecine Play (13%); YouTube Premium (9%); Star+ (8%); Paramount+ (6%); AppleTV (4%).
Ainda de acordo com a pesquisa, para 70% dos entrevistados as novidades são o principal motivo de acesso às plataformas, principalmente filmes novos e lançamentos de séries. Entre aqueles que não são apegados a conteúdos inéditos, 44% dão atenção às séries que estão sendo muito comentadas por todos; 32% filmes clássicos; 29% documentários; 26% séries clássicas, que não estão mais no ar; 16% conteúdo infantil; 10% novelas; 6% animes; 5% esportes; 3% outros.
“Podemos afirmar que o streaming se consolidou como o principal canal de entretenimento durante o período de isolamento social, mas isso já era uma tendência iminente. O formato dominou os lares brasileiros e os consumidores se tornaram mais exigentes”, diz Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
Com a exigência por mais conteúdo, preço e facilidades, entre os 71% de assinantes, 52% já cancelaram algum serviço de streaming. A motivação é liderada pelo momento financeiro: para 24% ficou caro pagar as mensalidades; para 23% o custo x benefício não vale mais a pena; 15% sentiram falta de mais lançamentos; 12% apontaram catálogo com poucas opções ou títulos que não agradaram; 11% trocaram por outro serviço; 6% compartilharam uma experiência ruim na plataforma; e 4% passaram a integrar o “plano família” de outra pessoa.
Conteúdos originais como diferencial
Um outro ponto são os investimentos das plataformas de streaming em conteúdos próprios, que buscam inovar e disponibilizar obras autorais. Isso agrada a 70% dos brasileiros, que citam as séries originais como um diferencial. Dentre estes, 77% preferem as séries em que todos os episódios são liberados de uma vez, para que possam maratonar; 13% gostam de rever as séries favoritas; 7% curtem os lançamentos espaçados, em que são liberados um episódio por semana; e apenas 3% afirmam não assistir às séries.
Sem streaming
Quase um terço da população, representada por 29%, não faz uso de plataformas de transmissões online de filmes e séries e os motivos são direcionados ao consumo por outros meios. A pesquisa mostra que 38% não têm costume de assistir TV, 19% acham o serviço muito caro; 13% preferem assistir YouTube e 12% dão preferência para canais de TV aberta; 12% admitem usar o login emprestado de alguém; 4% preferem baixar filmes/séries na internet e 5% apontam outros motivos.