Setor de telecom publica manifesto setorial sobre compartilhamento de postes
Redação, Infra News Telecom
A Conexis Brasil Digital e outras oito entidades enviaram um manifesto setorial com as preocupações do setor sobre a proposta de regulamento de compartilhamento de postes entre as empresas de energia e de telecomunicações.
No manifesto, Abrint, Conexis Brasil Digital, TelComp, Feninfra, Abramulti, Associação NEO, Abeprest, InternetSul e Redetelesul destacam a necessidade de protagonismo da Anatel no tema. O novo regulamento de compartilhamento de postes está em consulta pública na Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica e pode ser votado pela Anatel nesta semana.
O manifesto setorial destaca que o atual modelo de compartilhamento prejudica a inclusão digital do país e a qualidade do serviço. A dinâmica atual também não assegura a otimização de custos, capaz de tornar os preços mais acessíveis aos consumidores finais. As entidades do setor demandam um modelo de compartilhamento claro, com metodologia de precificação e com transparência nas etapas de reordenamento e regularização de redes existentes.