Setor industrial investe em soluções de nuvem
Redação, Infra News Telecom
O relatório Enterprise Cloud Index, produzido pela Nutanix, empresa especializada em computação em nuvem corporativa, destaca os planos da indústria de manufatura para a adoção de nuvens privadas, públicas e híbridas. Segundo o estudo, a implementação global de soluções de nuvem híbrida em empresas de manufatura e produção é de 19%, com intenção de alcançar 45% em dois anos.
“Os líderes de manufatura estão adotando agressivamente novas tecnologias para abraçar a modernização, em vez de ficarem para trás com sistemas legados. O modelo de nuvem distribuída oferece velocidade, flexibilidade e localização, permitindo que esse segmento melhore a eficiência dos seus negócios com qualidade”, completa Chris Kozup, vice-presidente sênior de marketing global da Nutanix.
Dos participantes da pesquisa, 91% indicaram a nuvem híbrida como modelo de TI ideal. Porém, eles relataram barreiras para a adoção da tecnologia, como limitações na mobilidade de aplicações, segurança e conformidade de dados, desempenho, gerenciamento e escassez de talentos de TI. Em comparação com outros setores, os respondentes mencionaram maiores déficits de talentos de TI em IA – inteligência artificial, machine learning, nuvem híbrida, blockchain, edge computing e IoT – Internet das coisas.
O data center tradicional é usado por 43% dos entrevistados como a principal infraestrutura de TI – em outros segmentos da indústria esse percentual é de 41%. Cerca de 20% das empresas disseram usar um único serviço de nuvem, em comparação à média global de 12%. Além disso, 56% afirmaram que executam aplicações corporativas em uma nuvem privada.
As organizações que usam nuvem pública gastam 26% de seu orçamento de TI anual nesta tecnologia, com esta porcentagem prevista para aumentar 35% em dois anos. O mais notável, no entanto, é que 36% das organizações que usam nuvens públicas disseram que seus gastos excederam os seus orçamentos.
Enquanto 31% dos entrevistados em todos os setores e localidades definiram a segurança e conformidade como o critério de decisão número 1, este percentual alcançou 34% na indústria de manufatura. “Este segmento está investindo na modernização da infraestrutura de TI e adotando soluções da indústria 4.0 para acompanhar as demandas de negócios em constante mudança em áreas como produção e gerenciamento da cadeia de fornecimento. A nuvem híbrida oferece uma nova abordagem para a modernização de aplicações e serviços legados, permitindo que os líderes de TI de manufatura se concentrem em investimentos de longo prazo de big data, IoT e aplicações empresariais de próxima geração”, finaliza Kozup.