SiDi inaugura centro de pesquisa e desenvolvimento em Recife
Redação, Infra News Telecom
O SiDi, instituto de tecnologia de Campinas, SP, que atua no desenvolvimento de projetos globais e soluções inovadoras, está expandindo sua presença para a região Nordeste com a inauguração de um centro de P&D – pesquisa e desenvolvimento com foco voltado, principalmente, para IA – inteligência artificial.
Localizado no Porto Digital, um dos parques tecnológicos mais importantes do país, o SiDi Recife iniciou atividades em junho, com um corpo técnico multidisciplinar, formado por pesquisadores e profissionais oriundos da região com experiência em desenvolvimento em nuvem e em tecnologias de IA.
A equipe está sendo liderada pelo executivo Rogério Moreira, que atua há 9 anos no SiDi, em Campinas, e já conduziu vários projetos em parceria com centros tecnológicos pernambucanos.
John Yi, superintendente do SiDi, explica que um dos motivos da instalação da unidade em Recife é a forte parceria que o instituto mantém com a região há vários anos, ao longo dos quais foram executados em conjunto mais de 100 projetos de pesquisa e desenvolvimento. “Além disso, a expansão para outras regiões do país faz parte da nossa estratégia de crescimento”, enfatiza.
A nova unidade já vem conduzindo pesquisas e projetos de inovação para transformação digital de empresas nas áreas de inteligência artificial, soluções em nuvem e aplicativos para manipulação de imagens. O objetivo é consolidar o SiDi Recife, dentro dos próximos 3 a 5 anos, como um centro de excelência em IA, alinhado à estratégia do MCTI nessa área.
“Também vamos ampliar as parcerias e alianças estratégicas na região, aplicando o conhecimento e a experiência do SiDi em áreas como visão computacional, segurança cibernética e Internet das coisas no desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às necessidades dos diversos setores da economia presentes no Nordeste”, conclui John Yi.