Sistema de cabeamento Cat. 8.1 da R&M recebe certificação da GHMT
Redação, Infra News Telecom
O sistema de cabeamento Cat. 8.1 da R&M, fornecedora global de sistemas de cabeamento para infraestrutura de rede, foi certificado pela GHMT. A empresa independente de testes alemã confirmou, em junho último, que a solução da empresa transfere de forma confiável 25 Gigabits acima de 50 metros. Este é o nível de desempenho necessário para a conexão de Wi-Fi 6 Wave 2 e futuros pontos de acesso Wi-Fi 7 em edifícios de escritórios, por exemplo. A GHMT testou com base na norma ISO/IEC DTR 11801-9909 e o sistema R&M cumpriu os requisitos correspondentes, tornando-o adequado também para o uso em data centers.
A Cat. 8.1 é uma tecnologia de conexão e cabeamento para transmissão de dados de até 40 Gigabits com largura de banda de 2.000 MHz. A R&M desenvolveu a Cat. 8.1 principalmente para a transmissão de dados em data centers e para a conexão das próximas aplicações Wi-Fi e de alta largura de banda. A companhia tem uma linha completa, com todos os módulos de canal Cat. 8.1 blindado.
Nos data centers a principais áreas de uso são a infraestrutura de “top of rack” e de “end of row”. A R&M especifica o Cat. 8.1 para enlaces permanentes de até 24 metros quando se utiliza 40 Gbit/s. Canais de até 30 metros podem ser configurados com os novos patch cords.
Além disso, o sistema Cat. 8.1 também é adequado para uso em redes de dados em ambientes de escritórios desafiadores, edifícios funcionais, empresas de mídia e na indústria financeira. Ele suporta as atuais e futuras gerações Ethernet de 10, 25 e 40 Gbit/s.
As soluções Cat. 8.1 da R&M são retrocompatíveis com instalações existentes, como a Cat. 6A, graças a sua conectividade universal RJ-45. Não é necessário adaptadores adicionais ou cabos de transmissão e após a instalação é possível integrar, sem problemas, switches e servidores mais rápidos a qualquer momento.
A companhia ressalta que a Cat. 8.1 requer uma tecnologia de blindagem e compensação coordenadas com precisão. Esta é a única maneira de manter a alta largura de banda de 2.000 MHz e a qualidade do sinal estável. Portanto, recomenda-se escolher um portfólio coordenado de uma única fonte.